DIÁRIO OFICIAL PUBLICA LEI QUE DECLARA DOUTOR RICARDO A TERRA DO FILÓ

10.07.2018

DIÁRIO OFICIAL PUBLICA LEI QUE DECLARA DOUTOR RICARDO A TERRA DO FILÓ
Filó_DoutorRicardoO Diário Oficial do Estado publicou nesta terça-feira, 10 de julho, a LEI 15.195 – Filó, que declara o município de Doutor Ricardo a Terra do Filó. O Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Vilmar Zanchin, foi aprovado por unanimidade no dia 12 de junho, na Assembleia Legislativa. O Filó de Doutor Ricardo é evento típico da região do Vale do Taquari que resgata os costumes, a religiosidade e as tradições deixadas pelos imigrantes italianos na cidade.

Em 2017 o Filó de Doutor Ricardo realizou a 13ª edição, sendo que o primeiro aconteceu em 2006. Em 2014 foi criada a Lei Municipal e este ano, 2018, a mesma distinção foi alcançada, quando a Assembleia Legistativa/RS aprovou o projeto. O nome também está sendo registrado junto ao INPI.

“A importância de tornar lei a Terra do Filó está na preservação uma tradição que existe desde a colonização de Doutor Ricardo. É importante para a cultura local e para manter vivo o legado deixado pelos imigrantes”, avalia Zanchin.

A prefeita Catea Rolante avalia que “o reconhecimento com Lei Estadual e Municipal e o registro no INPI são conquistas e méritos da comunidade ricardense que, ano após ano, valoriza o Filó e o município, reconhecendo a originalidade, a cultura, a religiosidade, as comidas e bebidas típicas, a cantoria, a partilha nas famílias, enfim, o legado que veio com os imigrantes está preservado. Precisamos evoluir sempre e nisso, todas as demais etnias são importantes. É esta diversidade que nos torna ainda melhores e desafia a contar com todos na construção desse caminho.”