AUTO DE NATAL “CHEGADA DO BAMBIN”

08.11.2017

No dia 1º de dezembro vai acontecer o Auto de Natal “Chegada do Bambin”, em frente à Igreja Matriz. O espaço que servirá de palco compreende desde a frente da Igreja Matriz até a escadaria de acesso pela Av. Luiz Ferronatto. O público será acomodado na rua, em arquibancadas ou pode-se levar cadeiras para assistir. O início este previsto para as 21h do dia 1º de dezembro. Os atores são dezoito (18) adolescentes estudantes de Doutor Ricardo. A direção geral do espetáculo é de Pablo Capalonga, também diretor de teatro da Univates.

O projeto iniciou ainda em maio, com oficinas para a turma de alunos iniciantes. Por dois meses para contatos iniciais com o teatro, técnicas básicas de teatro e, após, iniciaram os ensaios com os textos e a gravação do áudio para o espetáculo em estúdio especializado. Todas as semanas, na quinta-feira de manhã, acontecem os ensaios no auditório do CRAS, com cerca de 1h30min de duração. Nos dois meses que antecedem o espetáculo os ensaios foram intensificados e vem sendo realizados no local da apresentação. O grupo de cantoria Amicci del Filó fará participação especial durante o espetáculo.

O desenvolvimento do projeto contou com o envolvimento da equipe do CRAS, seja no acompanhamento dos ensaios, confecção de adereços cênicos e materiais que serão utilizados no espetáculo, figurinos.

A Administração Municipal optou por investir no teatro por acreditar que os adolescentes têm potencial e capacidade para tal, ocupando parte do tempo deles com atividades de cultura, que vai possibilitar amadurecimento, mantendo bons valores. O teatro é instrumento que auxilia na formação do pensamento, tendo o poder de criar opiniões. O espetáculo é mais uma forma de levar as pessoas a pensarem, de se emocionarem, de refletirem com a mensagem, sendo um instrumento de formação de opinião e pensamento. É um momento especial onde os adolescentes terão a oportunidade de sensibilizar para o sentimento natalino, despertando para o real momento do nascimento do Bambin com seus ensinamentos.

A prefeita Catea acredita no desenvolvimento humano através da arte, e o teatro é mais uma maneira de ocupar bem o tempo dos adolescentes. “Acredito que houve um crescimento como grupo, de responsabilidade, de cooperação, de amadurecimento em prol da comunidade. O espetáculo vai ser maravilhoso com nossos atores. Eles tem potencial e capacidade e irão transmitir com muita força a mensagem natalina.” A prefeita reforçou o convite para a comunidade ricardense prestigiar o espetáculo e a Festa da Família. “Sintan-se todos convidados para o Auto de Natal ‘Chegada do Bambin’, venham comemorar conosco e participar da Festa da Família.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Pablo Capalonga
Produção Geral: Jair Stefanello
Apoio Produção Geral e Ensaios: Carol Mella, Suelen Giongo
Concepção de Figurino: Flavia Pires, Caroline Cechin Weber, Pablo Capalonga e equipe do Cras
Cenografia na Praça: Valentin Radaelli e equipe da secretaria de Obras
Costureira: Juliana Poletto
Coordenação Geral: Prefeitura de Doutor Ricardo – Prefeita Catea Borsatto Rolante, vice-prefeito Alvaro Giacobbo – e Secretaria da Assistência Social e CRAS: secretária Eliana Giacobbo e equipe.

Atores:
José: Fabricio Vian
Maria: Raquel Cassanelli
Bambin: Kahuã Fabian de Oliveira
Anjo Gabriel: Erik Peruchini
Isabel: Maria Eduarda Giacobbo
Três Reis Magos: Lucas Borniatti, Leonardo Rodrigues, Igor Michel Marchioretto
Pastores: Thomas e Thobias Bertotti
Anjos: Monique Dutra, Marlise Batista de Souza, Eloisa Arosi Dorigon, Gabriel Faccini, Gabriel Valentini, Gabrielli Radaelli, Cristian Tremea, Adrieli Zotti Valerio
Italiana: Tais Cavalheiro