CORONAVIRUS: PREOCUPAÇÃO E PREVENÇÃO

18.03.2020

 

CORONAVIRUS: PREOCUPAÇÃO E PREVENÇÃO

A Administração de Doutor Ricardo, considerando a pandemia do Coronavirus, está realizando ações que visam proteger a saúde da população, disponibilizando orientações e cuidados para prevenção, evitando/minimizando a propagação da pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que vem atingindo alguns municípios gaúchos.

 Considerando os avanços da pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde e diante da necessidade da adoção de medidas imediatas visando a contenção da propagação do vírus em resposta à emergência de saúde pública prevista no art. 3º da Lei Federal nº13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul juntamente com a Undime-RS (União dos Dirigentes Municipais de Educação), sugeriram aos municípios a suspensão das aulas a contar do dia 19/03/2020, quinta-feira, pelo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogáveis por nova
norma municipal.

“Essas medidas se fazem necessárias diante da responsabilidade da Administração Municipal em resguardar a saúde de toda a população, bem como o compromisso do Poder Executivo de evitar e não contribuir com qualquer forma de propagação da infecção e transmissão local da doença”, ainda consta no ofício encaminhado aos municípios. No site http://www.famurs.com.br/ estão disponíveis esta e outras orientações sobre o tema.

 Considerando o cenário mundial e local, tendo em vista as modificações importantes no cenário da infecção pelo Coronavírus (COVID-19), e já com a comprovação de casos no Rio Grande do Sul, o município, através da Secretaria da Saúde, elaborou um Plano de Contingência de Ação Municipal para o enfrentamento de possíveis casos que venham a ocorrer e para a organização da rede de saúde. O objetivo é de promover a prevenção e evitar a transmissão de casos de infecção pelo COVID19 no município de Doutor Ricardo/RS. Este plano foi aprovado pela 16ª CRS. A equipe da saúde está preparada para atender casos em que haja suspeição da doença.

 Caso alguma pessoa tenha alguns sintomas considerados suspeitos, deverá entrar em contato com a secretaria da Saúde, passando informações dos sintomas. Partindo as informações a equipe de saúde indicará e tomara a decisão e fará encaminhamentos apropriados para cada situação.

Como ainda não há remédio para combater esta doença, é importante que cada cidadão seja consciente sobre os cuidados e preservação da sua saúde, prevenindo com atitudes, fazendo a sua parte. Todos, desde agentes e gestores públicos, comunidade, empresas e comércio em geral, devem estar cientes quanto a prevenção, seguindo orientações de fontes confiáveis

Sobre o novo Coronavirus (COVID19), ainda não se sabe o padrão de letalidade, de mortalidade, infectividade e transmissibilidade. Medicamento específico disponível para combater também não existe, por isso o cuidado na prevenção é fundamental.

SINTOMAS CLÍNICOS

Segundo os dados mais atuais, os sinais e sintomas clínicos referidos são principalmente respiratórios. O paciente pode apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar.

Orientação à população é quanto aos cuidados básicos de prevenção ao contágio:

  • Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos

  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir

  • Evitar/não ir em TODOS OS AMBIENTES com aglomeração de pessoas

  • Lavar bem as mãos e evitar contato com os olhos, boca e nariz

  • Utilizar álcool em gel nas mãos

  • Evitar/não ter contato próximo com pessoas doentes

  • Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente

  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

  • USAR NOSSO LIVRE ARBÍTRIO – PODE entendendo que para toda ação teremos uma reação na nossa direção.

  • Vamos respeitar os procedimentos recentemente determinados pelas autoridades públicas.

  • Não vamos esperar os casos aumentarem para tomarmos uma decisão, pois não vai ter leito de hospital e UTI para todos! Vejamos o exemplo da Itália!

“A Administração Municipal, ciente da situação e de sua responsabilidade, deseja a todos tenham muita saúde e por isso tomamos esta decisão. Então vamos aguardar o tempo que for necessário para retornar às atividades de forma segura. Saúde é o maior bem, vamos cuidar da imunidade, se alimentar bem para manter a saúde, depois retomaremos o curso normal”, destacou a prefeita Catea Rolante.

Para maiores esclarecimentos consulte a Unidade Básica de Saúde e siga as orientações de prevenção do Plano de Contingência Municipal. O Ministério da Saúde disponibilizou um aplicativo de celular  “Coronavirus-SUS”, que contém informações sobre o Coronavírus Covid-19, com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

No aplicativo, pode-se fazer uma triagem virtual, que pode indicar a necessidade de procurar ajuda especializada ou não. Para iOS: https://t.co/z2Y3yvRGjV, para Android: https://t.co/NOrMRem4Fz

SUSPENSÃO DE ATIVIDADES

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
Estão suspensas as aulas na rede pública municipal na EMEI Amiguinhos do Coração e EMEF Olavo Bilac, pelo período de 19 de março até 4 de abril, prorrogando este prazo conforme a necessidade.

A orientação é ficar em casa, seguir as orientações da Secretaria de Saúde, principalmente evitar aglomeração de pessoas. Mais informações diretamente na Secretaria de Educação ou pelo telefone 51 99733-6091.

CRAS / ASSISTÊNCIA SOCIAL
Seguindo instruções, também, da Secretaria do Desenvolvimento Social/RS, estão suspensos todos os serviços de convivência de idosos, todas as oficinas, grupos e atividades do Cras.
As medidas de acolhimento serão individualizadas pelas técnicas, evitando aglomerações nas repartições, atendimento objetivo, além de utilizar mais de um espaço para sala de espera dos usuários.

SECRETARIA DA SAÚDE
> Todas as atividades dos grupos de saúde estão suspensas.
> A partir de segunda-feira, 23 de março, atendimento na UBS somente para emergências. Fisioterapia e odontologia, também, somente urgência.
> Hidroterapia está suspensa.
> Pessoas com mais de 60 anos DEVEM ficar em casa.
> Devido às medidas preventivas ao Covid-19 (coronavírus) e visando a diminuição do fluxo de pessoas na UBS, a dispensação de medicamentos de uso contínuo terão seus quantitativos aumentados para 60 dias, a partir do dia 18/03/2020, no momento da retirada mensal dos medicamentos. Mais informações junto a farmácia da UBS.

CULTURA ESPORTE E TURISMO
Está suspenso o Campeonato Municipal de Futebol 7, que aconteceria na Bonita Alta e as aulas da Escolinha de Futsal.