Dia para reatar laços

14.11.2018

Dia para reatar laços – encontro com grupos do Reatando Laços de todas as comunidades
ReatandoLaços (189)O dia 13 de novembro foi diferenciado para as mulheres de todas as comunidades do município de Doutor Ricardo. Cerca de 100 mulheres participaram do evento de encerramento dos encontros do ano, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde todas as semanas uma comunidade sediava o encontro especial para as mulheres com temas variados e de interesse delas. As mulheres foram prestigiadas pela prefeita Catea Rolante, o vice-prefeito Alvaro Giacobbo, o secretário da Saúde Zaquiel Roveda, e a equipe da secretaria e outros funcionários que fizeram e serviram o almoço.

ReatandoLaços (35)Na abertura, a equipe que coordena o projeto agradeceu pela participação e falou sobre a importância da itinerância nas comunidades, oportunizando a todas as mulheres a participação. O secretário da Saúde, Zaquiel Roveda, garantiu a continuidade do projeto para o próximo ano e agradeceu a toda equipe que trabalhou e que trabalha com o grupo e agradeceu em especial as mulheres que participam do grupo. Logo após, o tema da conversa da manhã foi sobre “Estar bem… Permita-se!”, onde refletiram sobra o querer-se bem, a valorização de si mesma, a história que se vai construindo, gratidão, perdão. Para finalizar, uma integrante de cada comunidade, das agentes de saúde, da equipe que coordena o projeto, equipe da saúde e a prefeita Catea Rolante participaram de dinâmica onde todas colocaram um laço, construindo uma linha do tempo.

ReatandoLaços (132)Pela tarde, a atividade foi coordenada pela psicóloga Tais Masson e pela educadora física Maeli Paliosa, que trabalharam música e dança voltadas para a saúde mental. A psicóloga dialogou sobre a importância e da dança nas diferentes fases da vida tanto para o corpo quanto para a mente. Em seguida foi abordado como a música atuar no organismo, podendo se tornar um analgésico, reduzir a ansiedade e o stress, seu benefício cardiovascular e desempenho físico. Após a conversa da psicóloga a profissional de educação física realizou atividades envolvendo a dança e música com as mulheres. As atividades foram finalizadas com uma grande roda e uma música de reflexão.

A prefeita Catea valorizou as atividades desenvolvidas durante o ano e a importância do grupo na vida das mulheres. “O Reatando Laços quer ser esse elo, essa ligação, esse momento que oportuniza tempo dedicado às mulheres. Os assuntos abordados são do interesse e específico para a mulher, valorizando-a como ser humano, como mãe, como mulher. Muito obrigada por participarem e que este projeto maravilhoso continue e traga ainda mais resultados de ótimas vivências para a vida de cada uma de vocês.”