ENCONTRO REGIONAL COMEMORA A CULTURA

06.07.2018

ENCONTRO REGIONAL DE CULTURA
EncontroCultura (2)Na sexta-feira, 6 de julho, pela manhã, no auditório do CRAS, aconteceu o Encontro Regional de Cultura, com a participação de autoridades e representantes de quinze municípios da região que participaram do primeiro encontro promovido pelo CEC (Conselho Estadual de Cultura) na região do Vale do Taquari.

Estavam representando o Conselho de Cultura do Estado o Presidente Marco Aurélio Alves, a vice-Presidente Paula Simon Ribeiro, a Secretária-Geral Marlise Nedel Machado e o conselheiro Élvio Pereira Vargas. Os conselheiros explanaram sobre projetos culturais, a importância de estar próximos da comunidade onde acontece a cultura e a democratização da mesma. O encontro foi o único no Vale do Taquari comemorativo aos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura. São cinquenta eventos no Estado.

O encontro foi motivador para os gestores, produtores culturais e trabalhadores da cultura, pela oportunidade de proximidade com informações importantes que podem fazer a diferença na vida das pessoas. A conselheira Marlise Machado, vice-presidente do CEC, lembro da frase que “onde não existe investimento em cultura o espetáculo é a violência”, comentando de que a cultura e as várias atividades formativas e informativas, previnem a violência, desviam de vícios e alimentam a alma. O conselheiro Marco Aurelio Alves, presidente do CEC, destacou que é preciso “pensar em quem vai desfrutar de um projeto, as necessidades, demonstrando os benefícios o projeto à comunidade e as pessoas que nele estão envolvidas”.

Ao final do encontro, a prefeita Catea Rolante se disse orgulhosa por Doutor Ricardo sediar o primeiro evento do CEC na região. “Claro que estou orgulhosa pelo evento e pela magnitude que ele tem. É uma proximidade que qualifica e aproxima os desejos culturais da nossa região com o conselho. Em Doutor Ricardo trabalhamos muito a prevenção de riscos e a valorização da saúde física e mental. Estamos sempre em busca de projetos para suprir necessidade e agregar valor na vida das pessoas, e a cultura é uma forma de prevenção, é um alimento para nossa alma, que transforma e oportuniza visão de valorização da vida”.

Em nome da Administração de Doutor Ricardo, o agradecimento a todos os representantes dos municípios, autoridades, entidades, gestores e produtores culturais. Ao final do encontro, os participantes degustaram as comidas e bebidas típicas no Filó de Doutor Ricardo.