ENCONTRO REGIONAL DE “OFICINAS TERAPÊUTICAS”

08.10.2018

ENCONTRO REGIONAL DE “OFICINAS TERAPÊUTICAS”

Práticas integrativas do SUS são tema de encontro regional de oficinas terapêuticas.
Na sexta feira dia 05 de outubro, representantes da Secretaria de Assistência Social e Saúde participaram do XI Encontro Regional de Oficinas Terapêuticas no município de Nova Bréscia, tendo como tema “As Oficinas Terapêuticas e a ampliação do cuidado através das Práticas Integrativas”. Trinta e sete municípios do Vale do Taquari estavam presentes no encontro.

Roteiro
Pela manhã, foi realizada a recepção, seguida pela apresentação do grupo de música do Centro de Referência de Assistência Social de Nova Bréscia.

A Coordenadora Regional da Saúde Mental, Ariane Jacques Arenhart, fez a apresentação do trabalho “Oficinas Terapêuticas como um Dispositivo Potente de Cuidado em Saúde Mental na Região de Saúde. A Psicóloga Clarissa Zeidler deu continuidade às atividades da manhã com a palestra “Ins(pira): Tecituras possíveis entre Saúde Mental e Práticas Integrativas e Complementares”.

À tarde iniciaram as atividades de Vivências e Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que tem como objetivo implementar tratamentos alternativos através do Sistema Único de Saúde (SUS). No total, foram realizadas 12 atividades: Acupuntura, Auriculoterapia, Arteterapia, Biodança, Caminhada Ecológica, Iridologia e Psicossomática, Lian Gong, Meditação, Reiki, Reflexologia, Relaxamento – Alongamento e Exercícios Respiratórios e Yoga. As atividades foram realizadas ao ar livre, em total conexão com a natureza.
Informações: Prefeitura de Nova Bréscia