FILÓ DE DOUTOR RICARDO E STIMANA TALIANA

18.04.2017

Filó (4)XII FILÓ DE DOUTOR RICARDO E V STIMANA TALIANA

A Administração de Doutor Ricardo, coordenado pela secretaria de Cultura Esporte e Turismo com as demais secretarias, está organizando a semana italiana e os filós, que acontecem no mês de maio, tendo novidades como o jantar italiano “Terra do Filó” na comunidade São Brás, Palacin, com polenta, fortaia e outras delícias da culinária italianano dia 20 de maio.

A V Stimana Taliana inicia no dia 13 de maio, sábado, com missa e jantar no pavilhão da gruta. Durante a semana, nos dias 15 – segunda-feira, 16 – terça-feira e 18 – quinta-feira, no turno da tarde acontecem rodas de conversas sobre o Filó em Doutor Ricardo nas escolas EMEI Amiguinhos do Coração, EMEF Olavo Bilac e EEEM Doutor Ricardo. Após a conversa acontecerá apresentação cultural dos alunos, sendo que as escolas se revezarão nas apresentações, todas se apresentando nas escolas como parte da atividade.

Na quarta-feira, dia 17 de maio, no CRAS, a programação conta com a apresentações culturais das escolas, do grupo de mulheres da Oficina Terapêutica e teatro em parceria com o Sesc, com o grupo Luz e Cena. Na sexta-feira, dia 18 de maio, rodada dos jogos de canastra e bisca do Campeonato Municipal de Canastra e Bisca na comunidade do Rio Verde.

O tradicional filó da “Terra do Filó” acontece nas comunidades da Bonita Baixa, dia 23 de maio, terça-feira, e dia 26 de maio, sexta-feira, no salão paroquial. Na Bonita Baixa a entrada será um prato típico e na sede o valor será de R$15,00. Na gastronomia, as delícias já conhecidas do filó, como polenta brustolada, salame brustolado, porco no tacho, queijo, batata doce, brodo, torresmo, pães, cucas, chimia entre outas comidas típicas. Bebidas serão comercializadas e quem levar vinho, por exemplo, deverá ficar responsável pelo mesmo.

Dia 13 de maio – sábado
19h – Missa no pavilhão da gruta N S de Lourdes – 100 Anos da Aparição de N S Fátima
Abertura da V Stimana Taliana
Jantar com pão caseiro feito na hora, queijo, polenta brustolada, frango, suíno, rês, saladas
Fichas: R$25,00 (antecipados até dia 10 de maio: na Paróquia, Mercados Lisot, Posto Acco) Fichas no dia, R$30,00
Animação: com Gurizada do Baile

Dia 15 de maio – segunda-feira
14h – Roda de conversa sobre o Filó em Doutor Ricardo e apresentação cultural
EEEM Doutor Ricardo

Dia 16 de maio – terça-feira
14h – Roda de conversa sobre o Filó em Doutor Ricardo e apresentação cultural na EMEF Olavo Bilac

Dia 17 de maio – quarta-feira – CRAS
19h – Apresentações Culturais
Apresentação  musical  “Permita-se” da OficinaTerapêutica  “A  Arte de Reinventar a Vida”
Peça teatral “O maravilhoso show de variedades da família Gentil”, com o grupo Luz e Cena, em parceria com o SESC
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou material de higiene e limpeza.

Dia 18 de maio – quinta-feira
14h – Roda de conversa sobre o Filó em Doutor Ricardo e apresentação cultural
Emei Amiguinhos do Coração.

Dia 19 de maio – sexta-feira
19h30min – Campeonato Municipal de Canastra e Bisca
Comidas típicas
Comunidade de Rio Verde