HOMENAGEM PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER   

05.03.2016

 

A Administração de Doutor Ricardo realizou homenagem às mulheres ricardenses no dia 4 de março com o 16º Encontro da Mulher Ricardense. A homenagem aconteceu no CRAS com a palestra “Mulher Singular e Plural” e no Ginásio Municipal com a confraternização. Foram em torno de 300 mulheres que participaram da homenagem em um ambiente descontraído e agradável. Com a iluminação da decoração e ao som da música Mulher, de Erasmo Carlos, elas foram recepcionadas pelos funcionários e conduzidas às mesas para a confraternização.

No CRAS, as palestrantes Camila Simonetto Néspolo, Advogada e Consultora, e Assistente Social Simone Reali Zanette, Ex-Secretária Municipal de Saúde do Município de Veranópolis/RS coordenaram a palestra “Mulher Singular e Plural”. A palestra foi interativa com encenações que retrataram o cotidiano das mulheres e comentada, abordando temas importantes com situações que envolvem as várias atividades que a mulher realiza durante o dia. Foi motivacional, emotiva e de integração, proporcionando conhecimento, descontração e desafiou para algumas mudanças pessoais.

Como “mulher plural”, entende-se como todas as atividades que a mulher realiza durante o dia, desde a preocupação com a família, comida, limpeza da casa, serviços domésticos, enfim, a mulher preocupada com tudo e com todos, praticamente esquecendo de si mesma. Por “mulher singular”, a mulher preocupada consigo mesma, em se cuidar, se arrumar, em ter auto estima, pensando e dedicando tempo a si mesma, sem esquecer da “mulher plural”.

A senhora Lili Zanella, 83 anos, que está visitando o município com a comitiva de lentiai, Itália, participou do encontro e comentou sobre a importância da data ser comemorada.

Uma das coordenadoras do evento, a secretária da Assistência Social Catea Rolante, falou sobre a impressão que ficou da homenagem. “Conversei com várias mulheres e a opinião foi de que foram bem tratadas, bem recebidas. Ficou um sentimento muito bom desse momento dedicado a elas, de serem homenageadas. E pensamos em criar um ambiente diferente desde a ornamentação, acolhida e ofertar algo para que elas se sentissem realmente felizes em uma noite descontraída e diferente do dia a dia. É um dia especial, como se fosse um aniversário e procuramos oferecer carinho nessa noite de homenagens.”

As palestrantes Camila e Simone também falaram da estada em Doutor Ricardo. Para nós foi uma grata surpresa ter a oportunidade de conhecer o Município de Doutor. Ricardo e a forma sensível e hospitaleira que os organizadores do evento e as mulheres ricardenses nos recepcionaram. Foram várias as demonstrações de afeto que nos motivam a continuar trabalhando na área de prevenção e educação.”

O presente para todas as mulheres foi uma toca de banho, confeccionada pelos projetos “Construindo Sonhos” e “Arte para Vida”, coordenadas pelas oficineiras Flávia Pires e Caroline Weber. Além das máquinas do CRAS, elas utilizaram as próprias para que as tocas fossem finalizadas. O presente foi entregue pelas autoridades e funcionários. Os funcionários trabalharam, servindo as mulheres na homenagem em recuperação ao decreto de ponto facultativo durante o carnaval.

Em nome da Administração Municipal fica o agradecimento a todas as mulheres que participaram do 16º Encontro da Mulher Ricardense, as autoridades, funcionários públicos municipais e estaduais, comunidade escolar, clube de mães, Brigada Militar, conselhos municipais, Amigas do combate ao câncer, enfim, a todos os envolvidos na homenagem.

Parabéns a todas as mulheres ricardenses. Parabéns a todas as mulheres!