Município

Município de Doutor Ricardo

Município de Doutor Ricardo

Doutor Ricardo é um município localizado na região Alta do Vale do Taquari, criado em 28 de dezembro de 1995 pela Lei Estadual n.º 10.639 e instalado em 1.º de janeiro de 1997. O município tornou-se independente, desmembrando-se de Encantado e Anta Gorda.Localiza-se a 169 km de Porto Alegre.

Seu nome tem origem no médico Dr. Ernesto RICARDO Heismann, nascido na Alemanha e batizado no Rio de Janeiro, que recebeu terras do governo brasileiro no ano de 1822, em reconhecimento ao sucesso nos programas de saúde desenvolvido no tratamento da “Cólera Morbos”.

Sua população é constituída basicamente de imigrantes italianos descendentes dos que ocuparam o local em 1910, oriundos do norte da Itália, região do Vêneto.

A maioria da população vive na zona rural e pratica atividades primárias onde são cultivados produtos de subsistência, como: feijão, batata, aipim, amendoim, pipoca, milho, erva-mate entre outros. Também dedicam-se a pecuária com a criação de aves, suínos e gado leiteiro.

Por ser um município recentemente emancipado, Doutor Ricardo vive a construção de todos os segmentos da sociedade, seja no campo econômico, social e político/educacional. O município prima, desde sua concepção até os dias atuais, pela valorização das tradições típicas da cultura italiana, o que influencia diretamente na educação.

Fonte: Documentos Prefeitura Municipal e Livro Pe. Giocondo Vaccaro

Situado na Encosta Inferior do Nordeste no Estado do Rio Grande do Sul, na região do Vale do Taquari, banhado ao oeste pelo Arroio Jacaré a e ao leste pelo Rio Guaporé. Sua área é de 108 km²

A altitude média é de 481 metros, a latitude é de 29º 03´45”s e a longitude é de 51º 56´45” w.