PROFESSORES INICIAM O ANO COM FORMAÇÃO

17.02.2020

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Para o início do ano letivo de 2020 já foram realizadas diversas reuniões e formações com o corpo docente das escolas. No dia 03 de fevereiro os professores da EMEI Amiguinhos do Coração participaram de uma formação no município de Estrela/RS com os palestrantes Israel Boniek, professor, educador e escritos; Karina Recktenvald, professora e psicóloga clínica escolar e a pedagoga Regina Shudo, que abordaram os seguintes temas: Direitos de aprendizagem na educação infantil, BNCC, campos de experiência, Abordagem Pikleriana, Intervenção precoce, abordagem de Reggio Emília, repertório e linguagem, imaginário infantil, espaços e tempos pedagógicos.

No dia 13 de fevereiro, pela parte da manhã a secretaria municipal de educação recepcionou todos os professores da rede estadual e municipal no auditório da prefeitura municipal para uma formação sobre Metodologias Ativas com a professora Vânia Maria Cima. Pela parte da tarde, junto ao espaço da gruta Nossa Senhora de Lurdes, foi realizado mais um momento, com a secretária de Educação, cujo tema foi “Trabalhando a Resiliência”. E após foi oferecida uma palestra show com a “Dona Literata” que abordou temas como: motivação no espaço escolar, cooperação entre os colegas, respeito às diferenças, integração aluno – professor – comunidade escolar, iniciativa e pró atividade entre outros.

No dia 14 de fevereiro foram realizadas as reuniões nas escolas EMEI amiguinhos do Coração e EMEF Olavo Bilac para informações sobre calendário escolar, quadro de professores e os diversos assuntos específicos de cada escola.

“O ano passado foi intenso, de muito trabalho para a construção do Documento Orientador do Território Municipal de Doutor Ricardo, dos Regimentos Escolares e dos Projetos Políticos Pedagógicos e este ano será o ano da implementação da BNCC. Por isso, elaboramos um cronograma de datas e temas de formações pedagógicas para o ano de 2020, de acordo com as sugestões dos profissionais durante os estudos com relação à implementação da BNCC no ano de 2019. As formações serão realizadas de forma continuada durante todo o ano de 2020 e possuem o objetivo de buscar as melhores metodologias de ensino para otimizar o ensino aprendizagem dos alunos. O foco primeiro é a aprendizagem do aluno e, também, é ter escolas acolhedoras, professores motivados e famílias que se sintam parte do contexto escolar. A educação não é somente a transferência de conhecimento como era até alguns anos atrás, mas uma construção coletiva, onde todos são atores e por isso agradecemos a cada pessoa que ajudou e que continua colaborando para a evolução da educação no nosso município,” destacou a secretária da Educação Eliana Zenere Giacobbo.