PROJETO TRANSFORMANDO PEDRAS EM PÉROLAS EM DOUTOR RICARDO

04.10.2017

PedrasPérolas (163)

Na manhã de quarta-feira (4), os alunos do Ensino Médio e do 9º Ano, juntamente com alunos do município de Relvado, participaram da palestra no CRAS. Estavam presentes a juíza da Comarca de Encantado, Dra. Jacqueline Bervian, a prefeita Catea Rolante, o vice-prefeito Alvaro Giacobbo, a secretária de Educação e Assistência Social Eliana Giacobbo, direção das escolas, professores e os alunos

O projeto Transformando Pedras em Pérolas foi lançado pelo Judiciário e o Ministério Público no dia 22 de setembro tendo como palestrante a Dra. Silvana Mara Leonel, que é médica psicoterapeuta hipniatra, life coaching e executive coaching.

O objetivo é despertar nas famílias e nos estudantes o aprimoramento das relações familiares focado na importância da comunicação, seja entre as pessoas e, principalmente nas famílias. Com melhor comunicação muitos conflitos poderiam ser evitados e resolvidos através de diálogo. O projeto aborda também assuntos como o aumento de perspectivas profissionais e desenvolvimento da autoestima. Destacada, também, a importância da participação e engajamento dos professores na evolução dos alunos, que trabalham diariamente com situações desafiadoras devido aos conflitos familiares. Ser mais humano, conciliador, ter competências socioemocionais, ou seja, perceber, ter autogestão, empatia, buscar se adaptar, saber gerenciar conflitos, cooperar e ser comunicativo. Quando a situação exige, não se pode ter vergonha ou medo de buscar ajuda. A pedra pode se transformar em pérola quando se acha tempo para conquistar confiança, quando há aceitação de si mesmo, quando se é comprometido, dedicando tempo e atenção na resolução de problemas e, principalmente, na valorização do que faz bem na vida. Ao finalizar a palestra, a Dra. Silvana utilizou a frase de Dalai Lama “… o amor e não o tempo é que cura todas as feridas.”

A prefeita Catea Rolante enfatizou da importância de semos cada cez mais humanos, “de aprender e cultivar a inteligência emocional, tendo equilíbrio e buscando auxílio quando necessário. Vamos tomar o caminho do bem. As vezes é mais sacrificado, mas é o caminho para vivermos em uma sociedade humana com valores respeitados.”

O vice prefeito Alvaro Giacobbo salientou para que “cada um faça suas escolhas na direção certa. As opções são inúmeras e os caminhos bons tem que ser os que vão fazer a diferença na vida de vocês!”