SAIBA QUANDO CHAMAR O PLANTÃO MUNICIPAL OU O SAMU

13.06.2017

samu

A Administração de Doutor Ricardo, através da secretaria de Saúde, vem informar sobre o funcionamento da Unidade de Saúde, do Plantão da saúde e o SAMU e as atribuições de cada serviço que é prestado à comunidade ricardense. A Unidade de Saúde está aberta para atendimento aos usuários de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min ou pelo telefone (051) 3612-2012. As informações de como proceder em casos de acidentes ou situações que necessitem de atendimento estão no portal do Ministério da Saúde www.portalsaude.saude.gov.br

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 – tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência. O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel, que funciona 24 horas.

Quando chamar o SAMU 192
Dor no peito de aparecimento súbito, situação de intoxicação e envenenamento, queimaduras graves, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto (ou que tenha nascido), queda acidental, crises convulsivas (ataque), acidentes de trânsito com vítimas, perda da consciência (desmaio), sangramentos/hemorragia, em casos de tentativas de suicídio, quando houver acidentes/traumas com vítimas (tórax, abdômen, crânio e fraturas), casos de afogamentos, casos de choque elétrico, acidentes com produtos perigosos;

Medidas em caso de acidente:
Algumas medidas úteis que contribuem para o atendimento:
1) Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
2) Sinalize as vias com galhos de arvore ou triângulo de sinalização;
3) Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete e não dê água aos acidentados.
OBS: Ligue diretamente para o SAMU 192

Situações para chamar o Plantão da Secretaria da Saúde
Febre prolongada, vômitos e diarreia, pequenos acidentes, crises hipertensivas (pressão arterial elevada), dores que não se consegue aguardar para o outro dia (cabeça, rins).

Solicita-se para que seja bem avaliada a necessidade de chamar o plantão para ser atendido. Caso a pessoa esteja se sentindo mal, não espere chegar à noite, e procure a Unidade Básica de Saúde durante o horário de expediente. Para as consultas de rotina o paciente deve buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde do Município. Caso não possa aguardar ligue para o Plantão (51) 99519-9880.