SOBERANA DE DOUTOR RICARDO VAI CURSAR MEDICINA NA UFSM

12.07.2017

JéssicaMarder (10)Na manhã de quarta-feira, dia 12 de julho, a prefeita Catea Rolante, o vice-prefeito Alvaro Giacobbo, secretários e funcionários, receberam a princesa do município Jéssica Marder no gabinete. Jéssica vai cursar medicina na UFSM a partir do segundo semestre.

Os primeiros passos na escola foram em Encantado, onde estudou até a 4ª Série do Ensino Fundamental, concluindo na EMEF Olavo Bilac, na Linha Bonita em Doutor Ricardo. O Ensino Médio foi realizado na EEEM Doutor Ricardo. O ingresso na UFSM se deu via média do Enem de 2016 e, mesmo sem saber do resultado do acesso, continuou fazendo cursinho preparatório em Lajeado e Porto Alegre.

Para o primeiro semestre de 2017, estava em 22ª da colocação. Para o segundo semestre, estava em 4ª colocada e os dois primeiros não confirmaram a vaga. Na cota que participou tinham duas vagas. Uma ficou com a Jessica. As aulas do segundo semestre iniciam em 7 de agosto.

“Quando fiquei sabendo que as duas primeiras colocadas haviam sido chamadas, foi uma sensação de perda por não ser eu, mesmo sabendo que eram duas vagas e eu estava em 4º. Mas a esperança era de que uma vaga seria minha. Continuei fazendo o cursinho preparatório em Porto Alegre. Quando olhei o edital que as vagas não estavam preenchidas, que as duas primeiras não haviam feito a matrícula… comecei a chorar, e muito! Não lembrava de nada, foi pura emoção. Só queria ligar pra casa e falar com os pais.

Quando a mãe atendeu o telefone, procurei me acalmar, mas não conseguia falar, só falava Santa Maria e a mão disse que iria desligar e pedir para uma amiga ir ver o que se passava comigo, achando que um acidente doméstico tinha acontecido. Fique paralisada, não conseguia pensar em nada, mas as lágrimas caiam de alegria. Mas consegui falar com a mãe, Solange, e expliquei que o motivo do choro é que a minha vaga estava me esperando na UFSM.” A primeira solicitação foi a de voltar para Doutor Ricardo. Com o Maurício Mollar, namorado, mesmo após falar com a mãe, a situação se repetiu e ele pensou que ela tinha sido assaltada.

A princesa do município conta que pretende manter os hábitos do interior para a Cidade Universitária como a simplicidade, a humildade, a sinceridade e conviver bem com as pessoas. “Não quero perder isso, além de manter o hábito de tomar o chimarrão.”

Jéssica conta que nunca deixou de estudar e acreditar. Sempre foi o sonho. Quando descobriu que tinha problemas de visão, desde a infância, já foi o primeiro passo para pensar em medicina. “Pensei que não conseguiria. O conselho da amiga Ana Caroline Zanella foi o de buscar o meu sonho que uma hora ia conseguir. Acredito que só não consegue quem desiste, pois a persistência em um objetivo faz ele se tornar real. Não é só o conhecimento, que é o fundamental, mas de estar preparado para o ambiente da prova, o local, temperatura, psicologicamente, estar focada, saber dosar o tempo.”

Ontem, dia 11 de julho, ela recebeu a confirmação da matrícula no curso de Medicina. Na UFSM ela vai ter colegas de vários estado do Brasil, como de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Espirito Santo e Amazonas. “Tenho a sensação de estar flutuando, pois estou recebendo tantas mensagens de carinho que tornam esse momento ainda mais especial. Preciso agradecer a todas as pessoas que me ajudaram a concretizar esse sonho, me incentivando e mandando energias positivas. Receber esse carinho de todas essas pessoas me mostra o quão abençoada sou em ter pessoas que estão felizes pela minha felicidade. Quando encomendei meu jaleco a ficha começou a cair. Vou dizer que sou da Terra do Filó e convidar meus colegas para vir conhecer o município e participar do nosso Filó.”

A prefeita Catea Rolante falou em nome da Administração Municipal. “É um orgulho ver que a soberana Jéssica está realizando um sonho, pois sei que é um exemplo de persistência e dedicação, que acreditar dá certo sim. Os desafios virão e novos sonhos serão realizados. Leve sempre o carinho de Doutor Ricardo, a Terra do Filó, para a sua vida Santa Maria.”