VISTORIA CONTRA O AEDES

18.04.2017

aedesA secretaria de Saúde do município de Doutor Ricardo, juntamente com a secretaria da Agricultura e Meio Ambiente informam o resultado do LIRA (levantamento de Índice Amostral para Aedes) que foi realizado com o apoio das agentes de saúde, enfermeira, agentes de endemias e fiscal ambiental. A vistoria aconteceu entre os dias 27 e 31 de março no perímetro urbano do município.

Foram vistoriados 165 terrenos baldios e 282 imóveis, totalizando 451 vistorias em 36 quarteirões. Foram coletadas 11 amostras de larvas e pupas, sendo enviadas para 16ª CRS para análise em laboratório, sendo constatados 8 amostras com Aedes Albopictus.

O Aedes Albopitus ainda não está com o vírus das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, mas a partir do momento que esse mosquito picar alguém com o vírus, a pessoa ficará infectado pela doença e ficará apto a transmitir a doença.

A Administração Municipal, através das secretarias da Saúde e Agricultura e Meio Ambiente, agradecem a colaboração de todos. O secretário da Saúde Zaquiel Roveda demonstra preocupação e pede cuidados no combate ao mosquito. “Esperamos que cada um, que cada família tome os cuidados necessários para não deixar acúmulo de água e lixo em seu território. O risco existe e com cuidados mínimos se pode evitar o pior. Agradecemos a boa receptividade dos proprietários das residências para fazer a vistoria e contamos com todos para combater o mosquito que transmite doenças.”