As equipes da rede municipal de ensino de Doutor Ricardo iniciaram uma jornada de extensa e contínua capacitação por meio do Plano de Metas da Educação.

Depois de a secretária de Educação, Daniela Weber Reginatto, e da professora Clélia Bertotti terem passado uma semana inteira em Vacaria recebendo informações acerca da proposta de educação inclusiva, foi a vez da assessora de secretaria, Daiane Buzoli.

Ela participou do primeiro encontro do Núcleo de Formação Continuada destinado a professores de escola básica na área de Matemática. E até o fim desta semana, ficou incumbida de enviar à Unisinos (universidade que está executando este projeto) o nome das professoras de Matemática que irão integrar o grupo de estudos no município.

Segundo Daiane, serão quatro professores que participarão de 10 encontros de quatro horas cada, a fim de aprender (ou resgatar) as diversas maneiras de se trabalhar um mesmo problema aritmético. Lembrou que trata-se de mudança de hábito na forma de o professor dar aula, especialmente porque deverá trabalhar com materiais concretos.

E a maratona continua. Vânia Cima recebe as orientações do PAR em encontros como os que reuniu coordenadores pedagógicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática, em Porto Alegre.

Segundo a secretária Daniela, todas as ações também visam melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações Prova Brasil e Pró-Letramento.

Data de publicação: 18/05/2009