A Administração de Doutor Ricardo, através da Secretaria de Educação e Cultura, promoverá na próxima semana o Curso de Capacitação  LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ESCOLAR – LSE , ministrado por técnicos do Ministério da Educação. Os técnicos do Ministério que estarão no Município são José Parente Filho e Marta Alencar Parente, Olga de Jesus Bento, Márcio Lins de Souza e Katia Simone Pereira Lemos. Alguns já estiveram em Doutor Ricardo prestigiando o FILÓ, no mês de maio.

LSE  é uma metodologia de orientação das atividades de coleta de dados, informações e avaliação do estado da infraestrutura física, equipamentos, mobiliário e materiais didáticos das escolas públicas que, com o apoio de um sistema informatizado, os compara com os  Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola- PMFE  e emite relatórios de suporte à gestão das redes escolares, estimando as necessidades e os investimentos necessários à sua adequação e melhoria.

Serão duas etapas com a mesma programação, sendo no  1º Dia  –  Parte teórica da metodologia do LSE 2º Dia  –  Parte Prática – Aplicação do formulário em uma escola  e  3º Dia   – Apresentação do sistema e inserção de dados .  Os participantes serão técnicos e/ou responsáveis indicados pelas prefeituras.   O evento será 2009 no Auditório da Prefeitura Municipal.

A primeira etapa acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de outubro Contempla as seguintes associações de Municípios: AMVAT (Vale do Taquari conta com 34 Municípios), AMUNOR (Nordeste Riograndense conta com 20 Municípios), AMCELEIRO (Região Celeiro conta com 20 Municípios), AMUCSERRA (Campos de Cima da Serra conta com 10 Municípios) e AMCSERRA (Centro Serra conta com 9 Municípios).

A segunda etapa será dos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2009, contemplando as associações AMZOP (Zona da Produção conta com 44 Municípios) e AMASBI (Alto da Serra do Botucaraí conta com 16 Municípios).

Os serviços de transporte, alimentação e hospedagem corre por conta de cada participante. Informações de hospedagem e a programaçao podem ser conferidas logo abaixo.

Para a Secretária da Educação e Cultura, Daniela Weber Reginato  o LSE é um instrumento importante que disponibilizará para nós gestores da área da educação, uma base de dados que revela necessidades e custos para adequação e melhoria da nossa rede de ensino, tendo como foco principal o aprendizado de nossos alunos. Ressaltamos a importância da Capacitação ser realizada em nossa região alta do Vale do Taquari, pelo fato de que muitos municípios da nossa região e demais regiões aguardavam ansiosamente a referida capacitação, e sabedores deste importante e significativo treinamento nos articulamos junto ao FNDE, disponibilizando espaço e acolhimento para os municípios participantes.

O Prefeito Municipal de Doutor Ricardo Nilton Rolante,  destacou que  esta é uma capacitação que acontece no Rio Grande do Sul e Doutor Ricardo quer acolher a todos com a alegria e a responsabilidade de estar realizando um evento dessa magnitude e importância para a Educação do nosso País.

PROGRAMAÇÃO – PRIMEIRA ETAPA

13 hs 30 min  – Apresentação do Sistema LSE e Inserção dos dados

17 hs –  Entrega das senhas do sistema LSE

13 hs 30 min  – Enceramento

Informações podem ser obtidas na Prefeitura Municipal, junto a Secretaria de Educação e Cultura, pelo fone (51)  3612-2013 3612-2010  com Daniela, Daiane ou Márcia.

CONTATOS PARA HOSPEGAGEM :

Encantado/RS:

Di Marco Hotel – (51) 3751 -1839