De 10 a 12 de novembro, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, integrada pela Secretária Daniela Weber Reginatto, Rosana Zanon e Letícia Bondan, juntamente com a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social, Catea Rolante,  viajaram a Brasília convidadas pelo FNDE para participarem  de diversas audiências agendadas pela coordenação nacional do LSE.

Foram várias audiências em diferentes órgãos Ministério da Educação. Segue  a relação dos locais visitados:

Secretaria de Educação Especial, SEESP,  com a Sra Bárbara Delprettofoi tratado sobre a Formação Continuada de Professores na Educação Especial, sobre as salas de recursos multifuncionais e sobre o Projeto  Escola  Acessível.

Audiência com o Diretor de Produção de conteúdos em Formação em EAD ,  Sr. Demerval Guilarducci Bruzzi, informações sobre o Programa Proinfo, Formação de Professores na área de novas tecnologias, material do TV Escola e Proinfo Integrado. No 1º semestre de 2010, a Educação de Doutor Ricardo será contemplada com um laboratório de informática através do Proinfo para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac.

Audiência no FNDE com Coordenador Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais , Sr. Erinaldo Vitório, informações sobre o Simec (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação) e o processo de acompanhamento de obras financiadas pelo FNDE.

Audiência na Secretaria de Educação Básica com a Coordenação geral de Formação de professores,  Sra.  Alessandra Ferreira Nunes dos Santos.          A equipe buscou orientações sobre o Plano Nacional de Formação de Professores, sobre o sistema Paulo Freire, cursos disponíveis para o 1º e 2º semestre de 2010.

Encontro com a equipe do Programa Nacional de Formação Continuada nas Ações do FNDE – Formação pela Escola , Secretaria de Educação à distância.  Orientações sobre cadastro dos cursistas no SIFE ( Sistema de Informação do Programa Formação pela Escola).

Audiência com o Sr. Júlio César da Câmara Ribeiro Viana – Coordenação      Nacional PAR.  Informações sobre a elaboração, monitoramento e revisão do PAR (Plano de Ações Articuladas).

A Secretária de Educação e Cultura, Daniela, ao voltar da viagem, comentou que  “os objetivos da viagem foram todos contemplados, nossas dúvidas foram esclarecidas durante as várias audiências agendadas com os responsáveis pela Secretaria de Educação Básica, Secretaria de Educação Especial, Secretaria de Educação a distância e FNDE. Todas as informações obtidas durante as audiências foram extremamente importantes para melhorarmos, cada vez mais, a educação que buscamos oferecer aos nossos educandos. Ressalto a  boa acolhida que tivemos junto ao Ministério da Educação especialmente o carinho da equipe da Coordenação Nacional do LSE Sr. José Parente e Sra Olga Bento e do Sr. Leopoldo Jorge Alves Júnior Diretor de Programas e Projetos Educacionais do FNDE.  Esta equipe do  FNDE esteve em Doutor Ricardo por ocasião da CURSO DE CAPACITAÇÃO: LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ESCOLAR, LSE, de 5 a 9 de outubro de 2009.

Para a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social, Catea Rolante,  “fomos acolhidas de maneira carinhosa pela Coordenação Nacional do LSE e pelo Diretor de Programas e Projetos Educacionais. Doutor Ricardo é querido e importante. É proveitoso acompanhar segmentos da municipalidade com propostas que visam beneficiar nossos munícipes. Junto com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, buscamos informações junto aos ministérios para atender as demandas da área educacional existentes, se, pré sendo muito bem recebidas e obtendo resultados para colocarmos em prática nossas ações”.

No dia 12, a equipe de Doutor Ricardo foi convidada especial para o Lançamento do livro A CASA DE TODO MUNDO, de José Parente, um dos Coordenadores Nacionais do Programa LSE.

Data de publicação: 18/11/2009