Doutor Ricardo é um dos Municípios pioneiros no Rio Grande do Sul no Programa Nacional de Telesaúde.

Doutor Ricardo é um dos Municípios pioneiros no Rio Grande do Sul no Programa Nacional de Telesaúde. O programa tem o objetivo de desenvolver ações de apoio à assistência à saúde e, sobretudo, de educação permanente de Saúde da Família, visando à educação para o trabalho e, na perspectiva de mudanças de práticas de trabalho, que resulte na qualidade do atendimento da Atenção Básica do SUS. São 900 pontos referentes ao Projeto Piloto Nacional de Telesaúde Aplicada à Atenção Básica.

Até o presente momento são 32 pontos conveniados com o Ministério da Saúde em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O ponto de referência de Doutor Ricardo é a URGS – Hospital de Clínicas onde o caso do paciente é encaminhado para estudos entre os médicos credenciados antes do encaminhamento para o especialista. Também são oferecidas capacitações com outros profissionais da área da saúde tais como Agentes Comunitários de Saúde, Odontólogos, Enfermeiros e Técnicos da área.

A execução do projeto consiste na utilização de uma ferramenta via comunicador eletrônico, feita através de fotos, estudos diversos, casos específicos para avaliação clínica e, posteriormente, ferramenta de capacitação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Exemplificando: podem ser enviadas imagens de pacientes para avaliação e ser efetivado um estudo do caso para posterior encaminhamento específico para cada caso.

Os critérios para seleção que se aplicaram ao Município são de população menor que 100.000 habitantes e com cobertura da Estratégia de Saúde da Família igual ou maior que 50%.

Data de publicação: 24/11/2009

Compartilhe!