Na tarde do dia 15 de dezembro de 2009, foi inaugurado o Telecentro Comunitário do Município de Doutor Ricardo. É um espaço público equipado com computadores conectados a internet em banda larga, onde podem ser realizadas atividades por meio da tecnologia da informação e comunicação para realização de pesquisas. O objetivo é promover a inclusão digital e social da comunidade ricardense.

O Telecentro é um convênio firmado entre o Município de Doutor Ricardo e o Governo Federal, através do Ministério das Comunicações.

Com a finalidade de estabelecer as regras de funcionamento e uso do espaço, apontando rumos futuros, incentivando o exercício pleno da cidadania e fornecendo ferramenta para que a comunidade se desenvolva social e economicamente, foi criado o Conselho Gestor, que conta com os seguintes representantes:

Márcia Tonello e Daiane Buzoli – Representantes do Governo ligado a SMEC
Cassiane Roveda – Representante do Conselho tutelar
Maria Frozzi – Representante da Associação Ricarense do Idoso
Aliandro Sonda – Representante do CPM da escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac e Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo.

As principais diretrizes do Telecentro Comunitário são o respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e o direito de acesso ao Programa de Inclusão Digital sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se a equivalência entre a população urbana e rural.

Os alunos da Escola Municipal Olavo Bilac apesentaram as poesias do Projeto Descobrindo Caminhos da Poesia. Mais uma vez encheram os olhos e o coração dos presentes.

O Vice Prefeito Alvimar Lisot destacou que este é mais um projeto à disposição da comunidade. “É mais uma conquista para a comunidade ricardense que vem auxiliar na formação de nossos cidadãos”.

Após o desenlace da fita, o Padre Alberto Treméa abençoou as instalações.

Data de publicação: 15/12/2009