A Capacitação Nacional do Programa Segundo Tempo, promovida pelo Ministério do Esporte, aconteceu nos dias 26 e 27 de janeiro de 2010, no Hotel Nacional em Brasília. Participaram da capacitação os coordenadores gerais, coordenadores pedagógicos e ouvintes em Brasília. Foram 200 profissionais Segundo Tempo.

O Ministro Orlando Silva conversou com os gestores do convênio, do esforço na qualificação do Programa Segundo Tempo. Destacou que um programa de inclusão social, que por sua vez, passa atualmente por um novo momento na democratização do esporte. O prefeito Nilton Rolante esteve presente na Solenidade de Abertura,tendo seu nome citado pelo Protocolo Oficial.

O Segundo Tempo é um programa socioeducativo que promove a inclusão social por meio do esporte. Os estudantes contemplados têm um tempo extra após as atividades escolares normais, quando se dedicam à prática esportiva. É voltado para escolas públicas e comunidades localizadas em áreas carentes. No biênio 2008/2009, mais de um milhão de crianças e jovens foram atendidos.

Para a responsável Técnica do Programa, a Professora Vânia Maria Cima, que participou da Capacitação representando o Município e também a Coordenadora Geral do Programa, Professora Ana Gonzatti, “o objetivo do evento foi de capacitar os Coordenadores Gerais do Programa Segundo Tempo dos Municípios conveniados com o Ministério do Esporte para que possam executar o programa conforme as normas do Ministério. Foram abordados temas referentes a Implementação, Operacionalização e Prestação de Contas do programa. Para a execução ter êxito e aprovação de autorização do Ministério é necessário cumprir as exigências da Sistemática do Ministério do Esporte”.

Ainda, segundo a Professora Vânia, “as informações são fundamentais para que as ações de implementação do programa em Doutor Ricardo sejam realizadas com sucesso e também para a função de capacitar os profissionais que atuarão no programa”.

Em Doutor Ricardo o Programa atenderá 200 crianças e adolescentes distribuídos em dois núcleos. O Núcleo 01 será Ginásio Municipal de Esportes, na sede do Município e, o Núcleo 02, na Escola Municipal Olavo Bilac na comunidade da Linha Bonita. Para atender a demanda atuarão 07 profissionais ligados à área da Educação Física e Pedagogia para desenvolver atividades esportivas e recreativas no turno inverso do ensino regular.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 30/01/2010