Os professores e funcionárias das redes Municipais e Estaduais de Ensino do Município de Doutor Ricardo estiveram reunidos nos dia 18 e 19 de fevereiro de 2010, participando de Jornadas Pedagógicas, com palestras e planejamento do ano letivo de 2010.

No dia 18 de foram palestras para todos os professores. Na parte da manhã, com o Dr. Claudio Schubert, a palestra motivacional  Docência e motivação como estilo de vida: Uma reflexão filosófica . A palestrante Ledi Schneider abordou o tema da  Avaliação Educacional durante a tarde.

No dia 19 o tempo foi dedicado ao planejamento do ano letivo em cada escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Amiguinhos do Coração, Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac e Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo.

O dia 22 foi a volta dos educandos das redes municipal e estadual retornarem, participando de atividades de integração entre as três escolas. Pela manhã, após a saudação da secretária Daniela, aconteceram atividades de integração. Na parte da manhã para os alunos da 5ª série á 8ª Série. Na parte da tarde, para os alunos da Educação Infantil, Anos e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. E a noite os alunos do Ensino Médio. Na manhã e a noite as atividades de integração e recreativas os alunos foram em forma de GreNal. A tarde, foram outras atividades que movimentaram os alunos.

Para a Secretária de Educação e Cultura, Daniela Weber Reginato, “o encontro de abertura do ano letivo nos faz refletir, ainda mais, sobre a missão de educar, da importância do educador estar motivado, pois só quem motiva está satisfeito, entusiasmado pelo trabalho, pelo aluno e pela vida. É uma oportunidade de refletir sobre a avaliação, sobre as mudanças que vem ocorrendo no decorrer dos anos. Dúvidas surgiram sobre a forma de avaliação qualitativa ou a quantitativa. Temos que nos aperfeiçoar constantemente, avaliando e sendo avaliados. Desejo que nosso ano escolar seja o crescimento entre a busca do conhecimento, entre o aprender e o ensinar com as atividades de integração escolar”.

Data de publicação: 22/02/2010