Um sonho antigo das cidades que formam o G8, grupo dos oito municípios da região alta do Vale do Taquari, será realizado no sábado, dia 20.

Os municípios, juntamente com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), realizarão, durante o 5º Salão Gaúcho do Turismo, o lançamento da Rota da Erva-Mate.

O roteiro é integrado por Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Ilópolis, Nova Bréscia, Putinga e Relvado. O trajeto contempla, além de belas paisagens, diversos atrativos culturais, históricos e gastronômicos.

Para o lançamento, além de distribuir diversas amostras de erva-mate da região, a Amturvales apresentará uma Revista confeccionada, especialmente, para divulgar a Rota. O material gráfico, além de mostrar os principais atrativos turísticos dos oito municípios, também contém os hotéis e restaurantes, principais eventos, condutores locais e o mapa da Rota da Erva-Mate.

O Lançamento da Rota da Erva-Mate acontecerá no estande da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) no dia 20 de março, às 17h, no Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.

A Amturvales também terá, durante os quatro dias de programação, um estande onde serão apresentados todos os principais atrativos turísticos do Vale.

A 5ª edição do Salão Gaúcho do Turismo ocorrerá nos dias 18, 19, 20 e 21 de março. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Neste ano, o foco principal será a importância da Copa de 2014 para o turismo do Rio Grande do Sul

O Salão Gaúcho do Turismo oferecerá aos visitantes a oportunidade de circular por uma exposição com os atrativos das 23 microrregiões turísticas gaúchas, conhecendo e obtendo informações sobre o Rio Grande do Sul, além de espaços temáticos de eco turismo e aventura; apresentações artísticas; feira de artesanato; mostra de turismo rural e recreação infantil.

Neste ano também será realizado o Encontro Estadual de Prefeitos e de Secretários Municipais de Turismo, além do Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais de Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos.

Data de publicação: 17/03/2010