Autoridades regionais, estaduais e federais participaram do lançamento da Rota da Erva-Mate, roteiro integrado pelos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Ilópolis, Nova Bréscia, Putinga e Relvado. O trajeto contempla, além de belas paisagens, diversos atrativos culturais, históricos e gastronômicos.

O lançamento ocorreu no estande da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), no último sábado, dia 20, no Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul, durante o 5º Salão Gaúcho de Turismo. Durante o lançamento, além da distribuição de diversas amostras de erva-mate da região, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) apresentou uma revista confeccionada especialmente para divulgar a Rota. O material gráfico mostra os principais atrativos de cada município, além de trazer informações sobre os hotéis e restaurantes, principais eventos, condutores locais e o mapa da Rota da Erva-Mate.

Participaram da cerimônia, o diretor de infraestrutura do Turismo Federal, Roberto Bortolotto; o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, José Sperotto; o presidente da Amturvales, Ronaldo Zarpellon; o presidente do G9 (grupo dos nove municípios da região Alta do Vale do Taquari) e prefeito de Nova Bréscia, Diógenes Laste; a turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi; o prefeito de Coqueiro Baixo, Adélcio Sestari; o prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorsatto; o prefeito de Doutor Ricardo, Nilton da Silva Rolante, os secretários de turismo e planejamento de Ilópolis, Ismael Rosset; de Agricultura e Turismo de Anta Gorda, Vanildo Roman; o de Educação de Putinga, Eder Dalberto; e o de Cultura e Turismo de Arvorezinha, Rubem de Oliveira.

Paralelo ao lançamento da Rota da Erva-Mate, os participantes tiveram a oportunidade de circular pelas exposições do 5º Salão Gaúcho do Turismo, contemplando os atrativos de 23 microrregiões turísticas gaúchas, entre elas o Vale do Taquari, conhecendo e obtendo informações sobre o turismo do estado, além de espaços temáticos, apresentações artísticas, feiras artesanais, mostra de turismo rural e recreação infantil.

Data de publicação: 24/03/2010