A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo, realizaram nos dias 29 e 30 de março uma programação de Páscoa, envolvendo professores e alunos da Educação Infantil até a 4ª série. No 29, segunda-feira pela manhã, participaram as Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo. Na parte da tarde foi a vez da Escola Municipal Olavo Bilac. Dia 30,terça-feira, a progrmação contou com a participação da Escola Municipal de Ensino Fudamental Amiguinhos do Coração e E. E. E. M. Doutor Ricardo. A Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo foi o local do evento.

No projeto A Hora do Conto, a história infantil “A Galinha Preta”, da autora Martina Schlossmacher, foi contada. A galinha preta era a única no galinheiro que botava ovos diferentes, em forma de coração, de estrela e de meia-lua. Por isso, todas as outras galinhas a desprezavam. Mas o coelho da páscoa ficou encantado com seus ovos. Resolveu pintá-los e mandá-los para o rei. A galinha preta acabou sendo convidada para morar no palácio com o rei.

Todos os ovos são iguais. Será? Pois os ovos da galinha preta eram diferentes: tinham forma de coração, de quadrado, de estrela… por isso, ela era discriminada no galinheiro e foi condenada a viver fechada no paiol. Com a ajuda do coelho da páscoa, a beleza dos ovos da galinha preta foi reconhecida e ela encontrou o lugar ideal para viver.

A galinha preta conta a história de uma galinha discriminada no galinheiro por ser a única de cor preta e botar ovos diferentes.

Com o cenário montado e caracterizado para a realização da Hora do Conto com os coelhos contadores de histórias, a funcionária da secretaria de educação, Daiane Buzoli, a funcionária da biblioteca Marcia Tonello contaram a história vestidas de coelhos.

Foram usados recursos musicais para maior diversão das crianças.

A dramatização da história encantou aos alunos e, também, aos professores qua acompanhavam as turmas. Após o conto cada criança ganhou uma casquinha de ovo e muita tinta e pincéis e, com criatividade ficou por conta das crianças para prepararem os ovos para o coelho rechear de gostosuras e entregar as crianças no em cada escolas.

Na quinta-feira, dia 1 de abril, pela manhã, na Igreja Matriz de Doutor Ricardo, as crianças participaram de um momento de agradecimento, onde realizaram apresentações de agradecimentos seguida da bênção do Pároco, Pe. Alberto Treméa. A grande atração foi a chegada do casal de coelhinhos da páscoa, que distribuíram ovos de chocolates a todos os alunos. A Páscoa, o coelhinho ainda faz parte do imaginário e da esperança das crianças que receberam com alegria e até, com emoção, o casal de coelhinhos.

Data de publicação: 05/04/2010