No dia 15 de abril aconteceu no município de Encantado a II Conferência Regional de Saúde Mental – Intersetorial, onde participaram profissionais representantes de vários segmentos, como da saúde, educação, assistência social, conselho tutelar, entre outros, bem como gestores, prestadores de serviços e usuários dos serviços de saúde mental da região.

Destaca-se a importância da Conferência ser intersetorial, pois os diversos fatores sociais, dos vários segmentos que compõem a sociedade, também são protagonistas da saúde mental e suas contribuições são fundamentais para avanços nessa área.

A Conferência se propôs discutir as dificuldades, os problemas existentes na região no âmbito da saúde mental, bem como estar destacando os avanços que houve nos últimos dez anos, de acordo com os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica. A partir dessas discussões, foram aprovadas dezenas de propostas que serão encaminhadas para serem discutidas na Conferência Estadual de Saúde Mental, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio no município de São Lourenço do Sul, onde os delegados eleitos se farão presentes para defender as propostas que a região do Vale do Taquari achou relevante.

O município de Doutor Ricardo participou desse momento com representantes do Conselho Tutelar, agentes comunitárias de saúde, enfermeira, psicóloga e usuários dos serviços de saúde.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 23/04/2010