Está acontecendo a visitação técnica de um grupo de agricultores, administradores municipais e técnicos do setor agrícola do Vale do Taquari, de Santa Catarina e São Paulo na Alemanha. Nesta viagem, da qual participam agricultores associados da Cooperativa Languiru, estão sendo feitas visitas a estabelecimento ligadas ao agronegócio alemão, cujo objetivo é conhecer a realidade do setor neste país europeu. A viagem é coordenada por Milton Luiz Tietz, da área de Gestão Estratégica e Intercâmbio em Agronegócios e por Suzi Tietz, assessoria de Turismo Nacional e Internacional.

Cooperativa Börde

Na segunda-feira, dia 3 de maio, o grupo esteve em Rottmersleben, no Norte de Alemanha, em visitação à cooperativa Bürde. A cooperativa localiza-se na área da antiga Alemanha Oriental (Comunista). A cooperativa de produz trigo, cevada, betarraba açucareira, milho, colza, leite, carne, bioenergia – através de biodigestor. A organização conta com 35 associados e exploram em comum dois mil hectares de terras; Na área leiteira, têm 1,2 mil cabeças de gado corte, 350 vacas, 100 novilhas e 50 terneiros.

Todos os assosciados trabalham na cooperativa. A renda deles vem salário, mais a repartição do lucro auferida pela cooperativa. Nos últimos anos ingressaram na geração de bioenergia, a qual é vendida para o Estado e comprada a um preço menor. 80% da produção de milho é empregada no biodigestor e 20% para alimentação animal.

Na área de bovinos de corte, 80% da carne é vendida para uma rede de supermercados, recebendo 3,20 euros por quilo vendido. Os animais são abatidos com peso vivo em torno de 700 quilos, resultando entre 380 a 400 quilos de carne.

Outra atividade da cooperativa Börde é a produção de colza, principalmente, parte da produção de biodiesel e ração animal.

No setor de leite, a produção é de 8 mil litros/dia, com uma média de 9,5 mil litros por vaca/lactação. A vida útil das vacas é de 3 a 4 partos. O preço do leite é de 0,28 euro o litro, mas com outras receitas como a venda de novilhas e terneiros e descarte das vacas chega a 0,33 euro o litro. Estes adicionais são calculados como receitas do leite. O custo total de produção é de 0,38 euro, resultadondo num prejuízo de 0,05 euro por litro. Este prejuízo é coberto com as outras atividades, principalmente a venda de bioenergia.

Maior da Alemanha

Na terça-feira, dia 4 de maio, o grupo esteve em Zeven, ainda no Norte da Alemanha, em visita a cooperativa a Nordmilch – maior indústria de beneficiamento do leite da Alemanha e a terceira maior da Europa Central. A Nordmilch industrializou 4,1 bilhões de quilos/leite em 2009. Em 1992 eram 236 mil produtores associados, numero que reduziu para 97 mil em 2009. Em contrapartida, o numero de vacas cresceu de 2,3 milhões em 1992 para 4,3 milhões em 2009.

A Nordmilch tem 7.020 associados, 2.500 funcionários e 11 unidades industriais no Norte da Alemanha.

Ainda na terça-feira, a comitiva esteve em Brücken, onde manteve encontro com a direção da AG Brasil, organização que propicia intercâmbios de estudantes de brasileiros na Alemanha, nas propriedades rurais daquele país. Também esteve presente o presidente da regional de sindicatos de produtores rurais daquela região.

Genética bovina

Na quarta-feira, dia 5 de maio,  o grupe esteve em Verden-Aller em visita empresa Masterrind, maior produtora de sêmen bovino da Alemanha. Atua na Europa, África, Ásia e América Latina – principalmente na Argentina. Agora busca ampliar sua participação no Brasil.

Cultivo de cereais

Ainda na semana a viagem seguiu para Siedelbach, nesta quinta-feira, em visita a propriedade agrícola da família Zeilinger, onde atua estudante brasileiro, dedicada ao plantio de cereais e milho. O deslocamento seguiu para Triesdorf, em visita à Escola Técnica e da Estação Experimental nas áreas de criação de ovelhas, frangos, tambo de leite, lidas domésticas e indústria do leite.

Mais visitas

Na sexta-feira, dia 7, o grupo seguiu para a cidade de Egg, para visita à propriedade da família Metzler, especializada na produção de queijos e industrialização do soro na aérea de cosméticos. As visitas continuam na próxima semana, com retorno previsto para o próximo sábado, dia 15.

Colaboração: Milton Tietz

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 10/05/2010