Uma das visitas que mais chamou a atenção dos integrentes da viagem técnica focada no agronegócio, que estão na Alemanha desde a semana passada, foi na Metzler Käse – Molke, em Bregenzwald, localizada na Áustria, na divisa com a Alemanha, de proprieta...

 Uma das visitas que mais chamou a atenção dos integrentes da viagem técnica focada no agronegócio, que estão na Alemanha desde a semana passada, foi na Metzler Käse – Molke, em Bregenzwald, localizada na Áustria, na divisa com a Alemanha, de proprietade de Ingo Metzler. Trata-se de uma agroindústria familiar, dedicada à produção de leite de vaca e de cabra, produção de derivados e a venda dos mesmos ao consumidor final.

Metzler explicou que nesta região montanhosa, no início da cadeia montanhosa dos Alpes, só cresce grama, após o degelo da neve, e a única opção é produzir leite. Como não é possível recolher o leite todo o dia, a saída é fazer queijo. Ele revelou que há 10 anos 200 propriedades se juntaram numa associação para produção de queijo que formam a Käsestrasse (Rota dos Queijos) Bregenzerwald. Nesta localidade são produzidos mais de 30 tipos de queijos. Há propriedades que só produzem o leite, outras só queijos e outras que vendem o produto junto a hotéis, restaurantes, supermercados. Cada propriedade tem sua importância dentro do ciclo, esclarece o empresário rural.

A propriedade de Metzler tem 17 hectares, 15 vacas leiteiras e 35 cabras. A produção de leite é de 400 a 500 litros diários, sendo toda usada na produção de queijos. A agroindústria familiar se especializou em queijos frescais, variedades mais leves e especiais. Hoje produz 15 tipos de queijos. Os queijos também mundam sua formulação conforme a época do ano, de acordo com o tipo de pasto e o clima.

Aproveitamento do soro

O soro do leite, que para muitos é resíduo e vira um problema ao ser descartado, para Metzler é matéria-prima para um seleta linha de cosméticos e produtos alimentícios. O soro, segundo Metzler, é um grande produto medicinal, sendo que desde os tempos da antiguidade já existiam os “spas” com banhos de soro com toalhas encharcadas do produto. Pela necessidade de agregar valor, desenvolveu mais de 40 produtos a partir do soro, com adição de ervas aromáticas. A lactose (açúcar) extraída do soro são produzidos caramelos com sabor parecido com o doce-de-leite. No final, o soro ainda é aproveitado para sucos com sabores de frutas.

Venda direta

A agroindústria mantém junto à propriedade um varejo para venda direta ao consumidor, vende também para hotéis e casas de tratamento de beleza, possui também um restaurante que serve pratos à base dos queijos produzidos na propriedade. O local é muito freqüentado por turistas. O grupo, inclusive, foi recepcionado com café-da-manhã para degustação dos produtos da propriedade.

Colaboração: Milton Tietz

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 12/05/2010

Compartilhe!