Uma das visitas mais importantes que o grupo de estudos do agronegócio realizou na Alemanha em relação a organização coletiva dos produtores, foi ao Maschinenring (círculo de máquinas) Östlicher Tauberkreis.

Uma das visitas mais importantes que o grupo de estudos do agronegócio realizou na Alemanha em relação a organização coletiva dos produtores, foi ao Maschinenring (círculo de máquinas) Östlicher Tauberkreis. Este círculo de máquinas que serviu de modelo, na década de 80, para a criação do Círculo de Máquinas Languiru.

Segundo o gerente Reiner Müller, o círculo foi fundado em 1974 e atua no Oeste do Vale do Rio Taube, na região central da Alemanha. O fundamento do círculo é reduzir o custo e otimizar a utilização das máquinas através da prestação de serviços. O negócio está fundamentado na intermediação de máquinas para prestação de serviços em diferentes setores.

Inicialmente, segundo Müller, o círculo fazia a prestação de serviços entre os associados, todos agricultores. Hoje mantém parceria com um círculo de máquinas vizinho para ampliar o leque de opções em termos de máquinas e variedades de serviços. Também contrata serviços de empresas terceirizadas para suprir necessidades especiais, caso a máquina ou o serviço solicitado não possa ser atendido por algum integrante do círculo.

Atualmente são 780 associados, dos quais 11 formam o conselho que administra a entidade. A cada ano é feita uma Assembléia Geral para a prestação de contas e outros assuntos. Para se associar é necessário pagar uma taxa de 35 euros. O círculo tem 11 funcionários, mas outras 120 pessoas ganham salários através de diferentes serviços que prestam. Em 2009 a soma dos servições prestados pelos integrantes do círculo somaram 3 milhões de euros.

Nos útimos anos duas empresas foram criadas dentro do círculo de máquinas, com finalidades específicas. Uma delas é a Maschinenring Service, a qual presta serviços na área de manutenção e jardinagem para prefeituras, casas particulares, entre outros clientes. A outra é a Familien – und Haushaltshilfe, que disponibiliza senhoras para fazer serviços domésticos em situações de doença de mães em casas de famílias, por exemplo.

O círculo também firmou convênio com a associação alemã de círculos de máquinas, proporcionando aos seus integrantes descontos especiais na compra de bens duráveis, como, por exemplo, automóveis e eletrodomésticos. Mais recentemente, o círculo implantou outro benefício, que é o incentivo aos seus associados em viagens para exterior para que conheçam outras realidades do agronegócio.

Colaboração: Milton Tietz

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 14/05/2010

Compartilhe!