A Administração de Doutor Ricardo  Construindo com Você! , através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promovem neste dia 15 de maio, o Quinto Filò Italiano .

O filò inicia às 19h na Igreja Matriz São Caetano com a apresentação do Grupo de Cantoria Italiana  Amici del Filò  seguido pelo Grupo de Cantoria Italiana Coro Alpino de Rosário  da Argentina.

Após as apresentações, o filò segue no salão paroquial Padre Scopel, onde a entrada será um prato típico para degustar e confraternizar.

O filò é uma reunião familiar noturna, sempre após a janta, com a presença dos vizinhos. As famílias se visitavam com o intuito de trocar experiências, compartilhar as necessidades, para se apoiarem, pois o problema de uma família passava a ser problema de todos os vizinhos, como também as alegrias. Celebravam aniversários, casamentos, etc.

As crianças aproveitavam para brincar. Também não faltavam os namoricos entre os jovens. Ao redor do fogão (fogoler) à lenha, onde não faltava o pinhão, o amendoim, a batata doce e, muitas vezes o “brodo” (caldo de galinha) acompanhado de um bom vinho.

O terço era algo sagrado. Paravam com os cantos, com as brincadeiras, deixavam os copos de lado porque era a hora do terço. Era rezado com as ladainhas em latim “le Tânia” (rezadas ou cantadas).

O filò se serviu para muita coisa: matar a saudade da velha pátria e dos familiares que lá ficaram, para estreitar laços de amizade com os vizinhos, para apoiar-se uns aos outros, também para iniciar muitos namoros, para manter viva a fé, a cultura e a tradição do povo italiano. Sem o filò, muitos dos nossos antepassados não teriam resistido aos desafios da nova terra.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 15/05/2010