Aconteceu no dia 19 de maio, as 19h 30min no auditório da Prefeitura Municipal de Doutor Ricardo a primeira vídeoconferência organizada pela Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo.

A programação está inserida no projeto  Vida no Planeta Terra, até quando?  que a escola vem desenvolvendo. As  catástrofes naturais  fazem parte do projeto e o Ricardense Cássio Rolante está no Chile e vivenciou a experiência.  Segundo a professora Janete Madalena Arcari, “ninguém melhor que o Cássio para nos passar o que ele viver naquele momento”.

“A idéia da vídeo-conferência aconteceu devido a um dos bons hábitos da internet. A tecnologia nos proporciona estes momentos, simples, porém de valor imensurável”, diz a professora Janete. Estiveram presentes a direção da escola, alunos, funcionários, amigos e a família.

A vídeoconferência foi dividida em três blocos. O 1 bloco tratou sobre a história do Chile. Foram abordados assuntos como a estrutura do governo, população, economia, a sociedade, o que é produzido no país, turismo, gastronomia e culinária, hábitos e costumes, visão que têm do Brasil, etc. O 2 o   bloco foi dedicado à estrutura educacional, sendo abordados os níveis de ensino, a qualidade das universidades e as diferenças com as brasileiras, esporte, futebol, música, lazer, convênio com universidades brasileiras entre outros. No último bloco o assunto que mais atraiu a atenção de todos, que tratou da estrutura física do Chile, de como é o relevo, rios, o Deserto do Atacama, altitude, vegetação, oceanos que banham o país, a formação do terreno chileno.

Neste último bloco, Cássio relatou do terremoto acontecido, da sensação em sentir a terra tremer, do pânico, do medo, de ver as pessoas desesperadas, enfim, de estar em meio a um desastre natural, em meio ao terremoto. A reconstrução e  que está sendo feito, riscos e possível prevenção para futuras catástrofes.

Para a mãe, Catea Rolante, emocionada com as explanações do filho, disse “esse é o meu filho. Além de responder com conhecimento, ele mostra que está empenhado com o que foi buscar. Demonstrou personalidade, cuidado, carinho ao colaborar com a escola. Ele teve uma atitude maravilhosa, pois nesse dia acontecia jogo do time do coração, o Grêmio, e ele estava com a camiseta do Brasil em respeito a todos os times. A vivência que ele está tendo é uma lição de vida, desenvolve uma visão apurada das situações que acontecem, o que permite pensar melhor nas soluções. É a primeira vez que ele fica por tanto tempo longe da gente. A saudade cala no nosso coração e o que nos conforta e na mensagem mais linda que ele deixou, falou sobre a família, sobre as pequenas coisas que acontecem todos os dias. São delas que podem surgir grandes realizações, grandes momentos. Eu tenho orgulho do meu filho!”. Lembrou ainda de todas as coisas que os pais proporcionam aos filhos, do amor da família. “Ele disse para experimentar ficar longe dos pais, da família pra ver o que acontece”, completou.

O Ricardense Cássio Rolante, 21 anos, é estudante de Comércio Exterior da Univates e está no Chile através do Programa de Intercâmbio da Universidade. Está sendo a sua primeira experiência fora do País e, também, a primeira vez que fica tanto tempo longe de casa. Cássio é filho do Prefeito Nilton e Catea Rolante.

E do Chile, ele assim descreveu a atividade: “ Eu realmente fiquei entusiasmado e ansioso para esse acontecimento, estudei os assuntos durante todo o dia. Sinto que foi algo maravilhoso, percebi que o pessoal estava prestando atenção enquanto eu falava e eu me senti muito a vontade estando de alguma forma de volta a minha terra, com a minha gente. Por outro lado, também sinto que isso é apenas o retorno que posso dar a escola que inicio minha vida escolar, é a semente por eles plantada a alguns anos atrás que da seu fruto, se hoje tive a oportunidade de estar aqui, é porque tive muita gente que passo por minha vida e ajudou a moldar a pessoa que sou hoje, e isso inclui meus professores.

Agradeço a oportunidade, a atenção dos presentes no evento e parabenizo a todos envolvidos nesse grande projeto, que marca mais uma vez a história de Doutor Ricardo. Abraços, boa sorte!!!”

Data de publicação: 25/05/2010