Aconteceu no dia 24 de junho, quinta-feira na Univates um seminário de atenção básica e saúde mental.

Aconteceu no dia 24 de junho, quinta-feira na Univates um seminário de atenção básica e saúde mental. O evento faz parte do curso de qualificação permanente em saúde mental que é realizado desde abril pela enfermeira Cristiana, psicóloga Mariana e assistente social Graziela.

Participaram, também, o médico Roberto Sangalli e a técnica de enfermagem Jussara Siqueira Reginatto. O objetivo foi integrar ações da Estratégia da Saúde da Família com a atenção básica.

De acordo com as participantes do curso, a realidade das equipes de atenção básica demonstra que, cotidianamente, elas se deparam com problemas de “saúde mental”: Por sua proximidade com famílias e comunidades, as equipes da atenção básica são um recurso estratégico para o enfrentamento de agravos vinculados ao uso abusivo de álcool, drogas e diversas formas de sofrimento psíquico.

Existe um componente de sofrimento subjetivo associado a toda e qualquer doença, às vezes atuando como entrave à adesão a práticas preventivas ou de vida mais saudáveis. Poderíamos dizer que todo problema de saúde é também – e sempre – mental, e que toda saúde mental é também – e sempre – produção de saúde.Nesse sentido, será sempre importante e necessária a articulação da saúde mental com a atenção básica.

Data de publicação: 10/07/2010

Compartilhe!