Nos dias 15 e 16 de julho aconteceu o 1 o  Fórum Municipal Estudantil em Doutor Ricardo, encerrando as atividades escolares do semestre.

Nos dias 15 e 16 de julho aconteceu o 1 Fórum Municipal Estudantil em Doutor Ricardo, encerrando as atividades escolares do semestre. Todos os alunos do município participaram do evento organizado pela Secretaria de Educação e Cultura, que teve como tema  Valorizando o Estudante Ricardense.

A abertura, no dia 15, quinta-feira, contou com autoridades municipais e a presença da deputada federal Manuela D`Ávila, presente em vários eventos em Doutor Ricardo, explanando sobre a sua formação em Comunicação Social e vida política.

O prefeito agradecendo a todos. “Aos profissionais que se dispuseram estar em Doutor Ricardo e oportunizar conhecimento mais qualificado, compartilhando a experiência profissional, sempre procurando fazer o melhor em suas profissões”. E referindo-se aos estudantes, o prefeito lembrou que “o principal valor que vocês podem ter é a humildade e caráter. Formação é importante, mas o mais importante é ter valores familiares e procurem buscar aquilo que realize a cada um de vocês, aquilo que proporcione alegria e torne cidadãos que buscam e querem o melhor ”.

O assunto escolhido pelos estudantes do ensino médio foi Profissões, sendo que participaram 17 profissionais de diversas áreas: medicina, nutrição, enfermagem, fisioterapia, comunicação social, informática, engenharia e arquitetura, agronomia, designer gráfico, odontologia, professor, bancário, administração, processamento de dados, análise de sistemas, empresário, entre outras.  Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, ter contato com as diversas profissões, suas dificuldades, desafios, rotinas e a satisfação pessoal. Conforme o interesse, os alunos faziam perguntas.

Narjele Conte, estudante do 3 ano do ensino médio e Rainha do Município, opina que “este fórum teve suma importância, pois possibilitou a construção de um amplo conhecimento na formação profissional. Abriu horizontes para a difícil tarefa da escolha da profissão certa. Os temas foram abordados, inclusive com as dificuldades encontradas por estes profissionais ao longo da sua formação. Para mim, este momento me deixou motivada e a não desistir na primeira dificuldade encontrada. Foram apenas umas horas de fórum, mas o conhecimento adquirido teve grande êxito o que muito contribuiu para meu crescimento. Aos organizadores e profissionais, sintam-se satisfeitos e parabenizados pela proporção dos benefícios deixados a mim e, acredito, aos demais estudantes”.

Para o estudante Cleber Alves Carboni, 1 ano do ensino médio, o fórum “ajudou abrir a mente e esclarecer o sentido das profissões, o que vai facilitar na escolha da futura profissão e, sobretudo, o que ficou claro é que temos que ter humildade e caráter em qualquer profissão. Outro ponto que ficou claro é que tem que fazer o melhor pra ser feliz, lembrando sempre da satisfação pessoal, além de estar sempre aberto a novos conhecimentos que venham agregar na vida pessoal e profissional”.

O Fórum teve continuidade na sexta-feira, dia 16, com os alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Olavo Bilac. O assunto escolhido foi a música, arte e tecnologias , com a Professora Claudia Thomas Queiroz. Pela tarde, o tema foi  Resgate de brincadeiras antigas  foi o tema trabalhado com os alunos da Educação Infantil e Séries Finais do Ensino Fundamental na tarde da sexta-feira.

“Eu gostei porque, foi um momento de maior conhecimento  e descontração sobre música” diz Sofia Tremea Lorenzi, 5ª série. “Gostei muito, pois foi um momento onde teve a oportunidade de conhecer coisas novas sobre as culturas musicais e os tipos de músicas. Foi legal!”, completa Larissa Tassi, 6ª série. Elas são estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac.

Para a Professora e Diretora, Ivete Ana Paliosa Tassi, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, “o 1º Fórum Estudantil foi um sucesso em nosso município. Observando e participando desde a abertura com o Ensino Médio até o encerramento com as séries iniciais do Ensino Fundamental, foram momentos diferenciados  onde  todos os estudantes  participaram demonstrando  interesse e motivação, pois nos olhares  dos  mesmos percebi que foram momentos  que ficarão marcado sem suas vidas”.

Data de publicação: 19/07/2010