A Administração de Doutor Ricardo,  Construindo com Você! , através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Emater/RS – ASCAR, LaticíniosLisot e Sebrae realizam a capacitação, que aconteceu nos dias 26 e 27 de julho. Vários produtores inseridos no programa buscam informações e participam da atividade. A capacitação faz parte do Programa de Bovinocultura Leiteira.

O Secretário da Agricultura de Doutor Ricardo, Ainton De Bortoli, agradeceu a presença de todos e falou da importância da capacitação. “Parcerias são importantes e nos fazem crescer e aprender. É nesse sentido que a Administração trabalha, oportunizando conhecimento a todos”. Fabiano Zenere, da Emater, também mencionou a capacitaçao. “Estamos trabalhando sempre com essas parcerias e queremos beneficiar vocês produtores. Aproveitem essa oportunidade que é para vocês”.

O Consultor Externo do Sebrae-RS, Carlos Antonio Cunha, explica o Curso Despertar Rural:

“O Curso é desenvolvido através da aplicação de um jogo-adaptado a vivência rural pelo Instituto  Centro  de  Capacitação e  Apoio  ao  Empreendedor. É Ferramenta  de  qualificação gerencial do  meio rural, utilizado  pelo  Sebrae-RS. Este  trabalho  tem  como  foco o desenvolvimento  do conhecimento   sobre  o planejamento  e a  organização  da  propriedade  rural, utilização  de  ferramentas de  controle  e  avaliação do  processo de  tomada  de  decisão. Como  o  próprio nome  do  curso diz,”DESPERTAR  RURAL” , é  um  trabalho de  sensibilizar  o produtor no  sentido  de  que  ele  perceba  a  importância e  a  contribuição  do processo de  gerenciamento rural   no  aprimoramento da  atividade agropecuária.

Ao longo do curso as atividades proporcionadas ao agricultor, preparam e provocam este, a ir  em  busca  de  conhecimento mais  estruturado, referente  a  assuntos  como  custos  de  produção, atitude  empreendedora e ferramentas  de  gestão,  com  a  finalidade de  qualificar  o  processo administrativo, gerando  uma  gestão do  negócio  agrícola   mais  profissional.

O curso em sua etapa inicial, apresenta conceitos básicos de planejamento e qualidades  empreendedoras,  onde  o produtor se  familiariza com  os  temas que  serão  aplicados  no  jogo  e  possa fazer  uma  reflexão sobre as   suas  práticas  de gestão. Ao longo do desenvolvimento do jogo, o produtor  rural vai  avaliando o  resultados de  suas ações, no  resultado financeiro  das  atividades,  bem  como na   qualidade  de  vida  da  família.

Como pano de fundo, ao longo de todo o curso,  o  produtor  rural é induzido  a analisar  o  impacto  de  suas  decisões  no crescimento  do  negócio rural, levando-o  necessariamente a aprimorar o  planejamento da empresa  rural.

O curso foi desenvolvido durante 16 horas de forma presencial”,  conclui.

Doutor Ricardo Construindo com Você!

Data de publicação: 28/07/2010