Doutor Ricardo organizou a Jornada Pedagógica nos dias 29 e 30 de julho, que contou com a participação dos educadores da rede municipal e estadual de ensino dos municípios de Relvado, Anta Gorda, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo, além de Doutor Ricardo. Contou com a presença de prefeitos e secretários de educação dos municípios.

As autoridades e participantes foram recebidos pela equipe da Secretaria de Educação. A professora ricadense, Rosana Zanom cantou a música  Contador de Estrelas  na abertura.

Vanderlei Moresco, prefeito de Anta Gorda, falou em nome dos municípios do Grupo do Alto do Vale. “ Pra mim, existem dois tipos de cidadãos. O que está pronto e o que quer crescer. Quem opta por crescer é instrumento de mudança, está um passo a frente, faz a diferença. Isso passa por qualificação. Vocês educadores, tem, na verdade uma missão”.

O prefeito anfitrião do evento, Nilton Rolante, destacou que “ a transformação está nos educadores. A sociedade precisa de educação. Que bom que tem pessoas que querem saber mais, que querem aprender mais. Se em nossa região a educação obteve sucesso é por causa da participação de vocês. No Alto do Vale temos que continuar trabalhando e pensando como coletivo, como equipe, como grupo e estar abertos a novos conhecimentos, oportunidades e sermos ousados”.

No dia 29 as atividades envolveram a todos e o tema abordado foi  Ser professor hoje: Desafios e possibilidades  com a Professora Mestre Daiani Clesnei da Rosa, do Centro Universitário Univates.

No dia 30 de julho, no auditório da prefeitura, com a Prof. Ms.Daniela de Abreu, os educadores das séries iniciais trabalharam o tema:  Habilidades, Competências e Práticas diversificadas  e as séries finais, com a Prof. Ms. Vanessa Ely, sobre Planejamento e Avaliação , na Escola Olavo Bilac, na Linha Bonita.

Para a Secretária de Educação e Cultura, Daniela Weber Reginato, “ refletimos, também, sobre avaliação .  De que forma avaliamos? Para que avaliamos? Nossos alunos reproduzem ou produzem conhecimento? Nossas escolas devem oferecer ambientes flexíveis de aprendizagem, pois espera-se que os alunos se promovam de acordo com o seu estilo e ritmo individual de aprendizagem e não uma única maneira para todos. Nosso sistema educacional tradicional deverá ser modificado para se tornar capaz de incluir, incondicionalmente, toda a diversidade do alunado. Almejamos uma educação verdadeiramente acolhedora para todos, qualquer que seja o perfil de cada estudante”.

Daniela concluiu com o pensamento: “ Se uma criança não aprende da maneira que queremos… Devemos ensiná-la da maneira que ela pode aprender…”

Em torno de 120 educadores participaram das atividades durante os dois dias.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 01/08/2010