Na manhã do dia 5 de Setembro, na Avenida Luiz Ferronato, o desfile que comemorou os 15 anos de Emancipação Político-Administrativa de Doutor Ricardo foi carregado de história e emoção.

Todas as autoridades que trabalharam em prol da emancipação foram lembradas e chamadas para compor o Palanque Oficial, além de todos os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, as famílias dos primeiros colonizadores, membros da Comissão de Emancipação, entre outros.

Com a alusão ao tema, Doutor Ricardo Enaltece a Pátria – Recordando e Construindo a História, as bandeiras abriram o desfile, seguidas do bolo dos 100 anos que simbolizou o trabalho, a determinação, fatos históricos, acontecimentos importantes, enfim, todas as glórias e conquistas que identificou a comunidade ricardense.

A Banda Marcial Municipal antecedeu a Escola de Educação Infantil Amiguinhos do Coração, que retratou a chegada dos primeiros imigrantes que aqui chegaram.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, a Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo, a comunidade ricardense retrataram desde a fundação das comunidades, apresentando toda a evolução histórica e cronológica por décadas, fazendo menção a infra-estrutura, aos espaços de lazer, a evolução na área educacional e cultural, religiosidade, saúde, agricultura e meio ambiente, esportes até os projetos que são desenvolvidos hoje em Doutor Ricardo.

O Plebiscito para a Emancipação, desmembramentos de territórios, a primeira eleição, a instalação do Município e posse do Poder Executivo e Legislativo Municipal que, segundo o Ex-Prefeito de Encantado Adroaldo Conzatti, foi inédito em termo de Brasil, tomando posse no primeiro minuto do dia 1 de Janeiro de 1997.

Foram homenageados os membros da Comissão de Emancipação e colaboradores com um mimo da Bandeira do Município. Todos os membros foram representados por alunos, que entregaram a lembrança.

Com cerca de 2 horas o desfile foi encerrado com o Bolo dos 15 Anos.

Doutor Ricardo  Construindo com você!

15 anos de Emancipação Político-Administrativa

100 Anos da chegada dos Imigrantes Italianos