Doutor Ricardo em festa “Resgatando as suas origens” será um evento para evidenciar as potencialidades culturais, gastronômicas, agroindustrial e turística do município, integrando assim a comunidade ricardense e regional com a troca de experiências dos setores envolvidos visando assim o aprimoramento dos conhecimentos.

Doutor Ricardo, é um município basicamente agrícola, onde a maioria da população vive na área rural e tem como fonte de renda a produção de leite, criação de aves e suínos, bem como as culturas de subsistência, como feijão, milho, erva-mate, ente outros. O setor leiteiro esta em crescimento, cerca de 30% dos produtores estão trabalhando com a atividade, produzindo uma media de 12.000L/dia.

O Vice-prefeito, Alvimar Lisot e o Secretario de agricultura, Airto de Bortolli, bem como toda a comissão organizadora estão engajados na realização do Seminário do leite, que abordará assuntos da área, como Tuberculose e Brucelose na saúde humana, assunto que esteve em evidencia na imprensa recentemente já que o Vale do Taquari vem se destacando pela ação do programa da  erradicação da tuberculose bovina. “A idéia é garantir que as propriedades rurais recebam o certificado de livres de tuberculose e brucelose. As doenças provocam perda na produção e na qualidade do leite e podem ser transmitidas aos seres humanos” destacou Lisot.

Outro assunto em pauta, será: “Tendências do mercado do leite” o qual tem grandes perspectivas de crescimento. Hoje são seis industrias no Vale do Taquari, que ainda necessitam comprar leite de fora, mas esta sendo trabalhado estratégias para o crescimento deste setor, bem como as questões do preço de leite que sofre variáveis constantes, o qual acaba deixando os produtores inseguros quanto a novos investimentos.
Para Alvimar Lisot, a produção de leite é hoje uma atividade com rentabilidade garantida, porém os produtores têm que se conscientizarem e adequarem as regras da normativa que garante a qualidade do leite, destaca ainda que Doutor Ricardo possui uma política de auxilio para expansão de produção para toda cadeia produtiva.

O secretario de agricultura Airto de Bortolli frisou que é necessário reunir os segmentos do agronegócio e começar uma discussão para fortalecer esse setor e contribuir para a aumentar a produção com melhoramento genético e investimento em técnicas que melhorem o desenvolvimento das atividade agropecuárias.

O seminário acontece na sexta-feira dia 03 de dezembro, e os organizadores convidam toda região para se fazer presente neste momento de troca de conhecimentos. Informações podem serem obtidas pelo telefone: (51)3612-2010

Confira a Programação do Seminário:

Dia 03/Dezembro – Sexta-feira
12h30min – Reunião e eleição da nova diretoria dos Secretários da Agricultura do G10
Local: Restaurante Biolchi

14h  – Abertura Oficial do Seminário do Leite com particicpação dos Secretários da Agricultura do Vale doTaquari e demais interessados
Local: Auditório da Prefeitura Municipal

14h30min –  Palestra: Tuberculose e Brucelose e implicações na saúde humana e animal
Palestrante: Jorge Roberto Meana Almeida. Responsável no RS pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da brucelose do Ministério da Agricultura

15h30min  – Palestra: Tendências do Mercado do Leite
Palestrante: Clóvis Marcelo Roesler – Presidente da Associação dos pequenos Laticínios do RS

16h45min –  Apresentação do Planejamento Estratégico da Fruticultura para o ano de 2011
Palestrante: Derli Paulo Bonine – Assistente Técnico de  da Emater.

Data de publicação: 29/11/2010