No dia 15 de abril, na UNIVATES, aconteceu o Seminário Integrador: Suicídio – O contexto Regional e as possibilidades de cuidado . Representando o município de Doutor Ricardo participaram do evento a Conselheira Tutelar Cassiane e as Agentes Comunitárias de Saúde Margarete e Silvana. Psicóloga Mariana, a Enfermeira Cristiana, a Assistente Social Graziela.

A proposta do seminário faz parte do curso  A Integralidade e a Saúde Mental , que está sendo realizado em sua 2ª edição, com a participação de profissionais do Vale do Taquari que atuam em diferentes serviços na rede de saúde, educação, assistência social, entre outros.

Por suicídio entende-se a morte auto-provocada, ou seja, o ato intencional de matar a si mesmo, onde a pessoa que quer cometer suicídio apresenta desejo de finalizar o sofrimento que está sentindo. Ou seja, a maioria das pessoas que tentam cometer suicídio, não tem o desejo de interromper a vida, mas sim o sofrimento.

Os municípios de Encantado, Arroio do Meio, Teutônia, Estrela, Boqueirão do Leão, Lajeado, Roca Sales, Muçum e Taquari, apresentaram no evento os índices de tentativas de suicídio que aconteceram nos últimos anos em seus municípios.

A psicóloga Patrícia Benites, do município de Igrejinha, trouxe contribuições para a discussão, já que desenvolveu uma pesquisa sobre o tema suicídio. Profissionais do município de Candelária, localizado no Vale do Rio Pardo, apresentaram o  Programa de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio  que está sendo desenvolvido desde 2010, devido ao alto índice de suicídios que ocorriam naquele município.

Através das experiências compartilhadas entre os profissionais dos diversos municípios que se fizeram presentes no evento, destaca-se a relevância do tema, pois o suicídio é uma questão de saúde pública em todos os países, tornando-se necessário a criação de estratégias para acolher esta demanda, já que as dimensões do comportamento suicida geram impacto traumático na sociedade como um todo. Os estudos indicam que para cada suicídio, seis pessoas são afetadas socialmente, emocionalmente e economicamente.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que a cada ano 1 milhão de pessoas no mundo cometem suicídio. Há dez tentativas para cada suicídio consumado. Sendo que o suicídio está entre as três maiores causas de morte entre pessoas de 15 a 35 anos, ou seja, entre pessoas que se encontram na idade produtiva, na fase que deveria ser permeada por objetivos, planos, sonhos, boas expectativas em relação ao futuro.

As pesquisas no assunto indicam que 60% das pessoas que cometeram suicídio estiveram em um serviço de saúde nos últimos 30 dias anteriores à morte, apresentando sintomas depressivos ou somáticos. Em 80% dos casos de suicídio consumado, o indivíduo falou no assunto ou avisou a família e os amigos que cometeria esse ato. Dessa forma, suicídio é uma morte que pode ser evitada se as pessoas receberem acompanhamento adequado. É importante para isso que as pessoas com ideação suicida sejam acolhidas, escutadas e encaminhadas o quanto antes para um serviço de saúde para realizarem tratamento.

Neste sentido, o principal objetivo do seminário foi de propiciar espaço para trocas e reflexões sobre os fatores de risco que podem estar contribuindo para as pessoas estarem apresentando comportamento suicida, bem como, estar detectando os fatores de proteção que possam contribuir para evitar tentativas de suicídio. Sendo assim, enfatizou-se a importância do trabalho em rede, das ações realizadas de forma intersetorial, com a parceria dos diversos segmentos da sociedade, como a saúde, a educação, a assistência social, os conselhos de direitos, a família, o judiciário, entre outros. Enfim, a promoção à vida deve ser uma causa de todos os atores sociais.

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 20/04/2011