Sábado dia 14 de maio, no Museu do Pão em Ilópolis, em um momento ímpar no Vale do Taquari, especialmente para os municípios da Região Alta do Vale, aconteceu a reunião inaugural com o grupo de jovens estudantes e seus responsáveis que participarão em ...

Sábado dia 14 de maio, no Museu do Pão em Ilópolis, em um momento ímpar no Vale do Taquari, especialmente para os municípios da Região Alta do Vale, aconteceu a reunião inaugural com o grupo de jovens estudantes e seus responsáveis que participarão em maio de 2012 do intercâmbio cultural na região Vêneta da Itália.

Os estudantes que se submeteram à prévia e sofisticada seleção, obtendo aprovação, provém de Escolas dos Municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Ilópolis e Putinga.

  De Doutor Ricardo foram selecionados para participar do intercâmbio ao alunos Ângela Biolchi e Gustavo Marchioretto e como suplentes Monise Mucelin e Fabrício Graminho.

A iniciativa faz parte do projeto do Município de Ilópolis, da Associação Amigos dos Moinhos e do COMVERS – Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul.

Os estudantes encontraram-se juntamente com seus representantes com o objetivo receber informações referentes ao semi-intensivo do Curso de Língua e Cultura Italiana, o qual terá como sede o Museu do Pão, em Ilópolis, em parceria com a ACIRS – Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul de Porto Alegre e municípios envolvidos.

A Professora Maria Eloísa Reckziegel Spadoni, Coordenadora Regional – Lajeado, ACIRS – Língua e Cultura Italiana, parabenizou à comissão organizadora pela eficiência e dedicação que, segundo ela, foram determinantes para o êxito da iniciativa. A comissão organizadora é composta por representantes dos municípios: Ana Lampertti Zeni – Secretária Municipal de Educação e Cultura de Anta Gorda, Carine Salvador – Secretária Municipal de Educação e Cultura de Dois Lajeados, Eder Dalbert – Secretário Municipal de Educação e Cultura de Putinga,  Ismael Rosset – Secretário Municipal do Planejamento de Ilópolis, Ruben de Oliveira – Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Arvorezinha e Vania Maria Cima Professora Coordenadora de Projetos de Doutor Ricardo. Agradeceu também a Associação Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari, aos prefeitos e aos que incentivam a cultura italiana nos municípios. Aos estudantes que se submeteram à seleção, “fica os nossos cumprimentos e admiração pelas extraordinárias criações escritas, verdadeiras obras de arte que expressavam o grande amor e admiração pelas raízes de seus antepassados”. E finalizou falando sobre o intercâmbio. “Conscientes da riqueza cultural que é um intercâmbio na vida de cada estudante, auguramos que este seja somente o primeiro grupo que o nosso Vale oferece através dos Municípios que estabelecem os “Pactos de Amizade” com as cidades italianas”. 

  Doutor Ricardo   Construindo com Você

Data de publicação: 16/05/2011

Compartilhe!