O município de Doutor Ricardo já pode ser considerado a Terra do Filò.

O município de Doutor Ricardo já pode ser considerado a Terra do Filò. Na sexta-feira, dia 20 de maio, aconteceu a 6 edição do filò italiano no município. A Praça, a Igreja e o Salão paroquial foram cuidadosamente preparados e ambientados para valorizar esta tradição que sempre foi e ainda continua sendo motivo de encontro, de fé e oração, de cantoria e a deliciosa culinária.

Após os preparativos da equipe da organização, as 19h15min, iniciou o momento de espiritualidade na igreja.  Os alunos da 6ª e 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, com vestimenta característica e carregando lampiões, que era a única iluminação da igreja, encenaram o Hino Oficial da Colonização Italiana do Rio Grande do Sul: Mérica Mérica para relembrar nossos antepassados, seu sofrimento para tomar a decisão da partida, as dificuldades para chegarem até aqui e construírem uma nova vida, mas acima de tudo relembrar sua bravura, sua coragem, seu trabalho e o amor aos seus.

Durante a apresentação os alunos disseram frases de incentivo ao povo presente como maneira de representa a coragem e força que herdamos de nossos antepassados italianos. Finalizando a  apresentação convidaram para a oração,  o que era vital para nossos descendentes, sendo ela uma das heranças mais importantes deixada a todos nós.

Com a igreja repleta de fiéis o terço com os mistérios dolorosos foi rezado seguido com a bênção do padre Alberto Tremea.

O prefeito Nilton Rolante agradeceu a presença da comunidade ricardense, dos visitantes, das autoridades, enfim, aos que prestigiaram o filò. “Este é mais um momento de compartilhar e fica ainda mais importante, pois nossa comunidade se prepara para as missões. Para mim o filò é um dos eventos mais importantes de Doutor Ricardo. É um momento oração, de confraternização, de valorização e de oportunidade. Mais uma vez demonstramos que aqui se trabalha muito e esse evento vem referendar que nossa gente cultiva a riqueza dos costumes e tradições italianas”.

A secretária de Educação Daniela Reginatto, que coordenou o evento, destaca o “envolvimento da administração através das secretarias além de voluntários que auxiliaram na organização e preparação do filò. Fica o agradecimento aos funcionários e voluntários que estão fazendo do nosso filò um diferencial na preservação e valorização da cultura italiana de Doutor Ricardo”.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Renato Pedro Treme, “dentro da expectativa dos demais filos se manteve o número de pessoas, é uma constante, se escutam elogios. É um evento oficial do município que acontece desde 2066. Está bonito, bem natural. A apresentação dos alunos com uma pronuncia clara do italiano nos afirma ainda mais na valorização desta tradição”.

Data de publicação: 23/05/2011