Dia 26 de maio, durante a Festa de Maio em Teutônia, em reunião da AMVAT, um dos assuntos relevantes foi o atraso dos recursos ao SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O presidente do Concisa, Nilton Rolante, que é prefeito de Doutor Ricardo, demonstrou sua preocupação em relação ao atraso nos repasses dos recursos devidos do Governo Federal e se outros municípios não aderirem, o sistema poderá enfrentar problemas.

Segundo Nilton, “ontem deveríamos pagar 166 mil para a empresa prestadora de serviços e só havia 100 mil disponíveis”. Comentou ainda que o Concisa, que administra o SAMU, depende dos repasses dos municípios, de quem cobrou mais agilidade no repasse dos valores.

Outra informação foi a de que houve aumento dos custos estimados inicialmente e novas discussões serão necessárias para ajustar a diferença, já que os valores são depositados nas contas dos municípios, que fazem o repasse ao Concisa. Nilton informou, ainda, que o Governo do Estado assumiu compromisso de repassar 45 mil aos hospitais de Estrela e Lajeado por possuírem UTI e aos de Encantado, Arvorezinha e Teutônia a quentia de 32 mil. Estes são os que possuem Unidades Básicas. Estes hospitais, segundo informação, também não receberam nada.

Após o pronunciamento do presidente da Associação dos Secretários Municipais de Saúde, Assedisa, Marino Deves, onde criticou a demora nos avanços na área da saúde, Nilton completou dizendo que “não adianta falar só em duplicação da BR386, que dá Ibop, se o que nos cobram é saúde”. Mais de 30 prefeitos estiveram na Assembléia Geral da AMVAT.

Data de publicação: 28/05/2011