A Paróquia São Caetano está celebrando as Missões que aconteceram de 31 de maio a 12 de junho pela congregação dos Saletinos, com sede no Santuário de Nossa Senhora da Salete, em Macelino Ramos, RS.

A Paróquia São Caetano está celebrando as Missões que aconteceram de 31 de maio a 12 de junho pela congregação dos Saletinos, com sede no Santuário de Nossa Senhora da Salete, em Macelino Ramos, RS. A equipe é composta por cinco padres e três missionários leigos que realizaram as missões na paróquia. As 10 comunidades e a sede paroquial foram visitadas durante esses dias.

A missionária Adriana Tabaldini enfatiza que o “objetivo das missões é a reconciliação, o perdão consigo mesmo, com a comunidade e com Deus”. E acrescenta que “em Doutor Ricardo as pessoas responderam muito bem a mensagem que procuramos passar. As pessoas são muito acolhedoras e nos receberam com uma hospitalidade singular”. Encantada com a beleza da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a missionária destacou o energia do ambiente. “Estivemos no local fazendo alguns momentos de orações e temos a certeza de que o ambiente influenciou na espiritualidade”.

Para o padre missionário Presentino Rovani foram dias intensos de atividades nas dez comunidades que congregam o município, além da Paróquia São Caetano. “Conseguimos atingir os objetivos propostos por meio do trabalho voltado à questão pessoal, familiar, comunitária e social”, comenta. Durante os encontros, para envolver os participantes, o missionário usou da simbologia, realizando encenações bíblicas e dinâmicas para melhor assimilação das atividades. “As missões são como instrumentos afinados a favor de Deus para a Evangelização”, definiu o religioso.

Para o pároco local Alberto Tremea, que durante todo o processo esteve acompanhando o grupo nas visitas, as missões levaram alegria às comunidades participantes. “Foi uma motivação, um despertar para as novas lideranças, uma animação extra para os jovens e uma reaproximação das pessoas e das famílias”, ressalta. Segundo ele, o movimento representou a renovação da fé e um estímulo para a religião. “Foi um fervo geral nas comunidades e na paróquia. É um novo impulso pastoral”, enalteceu, elogiando a participação e adesão do público local.

Domingo, durante o encerramento, centenas de pessoas se deslocaram até a Igreja Matriz São Caetano para o último momento de integração que reuniu todas as comunidades do município.

Pós-missões

 

Após o período de missões acontecem as pós-missões com a capacitação de lideranças. Na terça, dia 14, a capacitação foi para os coordenadores dos grupos de famílias e zeladoras das capelinhas.

Quarta, dia 15, para catequistas e diretorias das comunidades e a noite para professores, diretores e funcionários das escolas.

Quinta, dia 16, será a vez das equipes de liturgia e canto e ministros da Eucaristia.

Sexta, dia 17, o encerramento das capacitações com a participação da Pastoral da Juventude, vocacionados e zeladores da Revista Salete.

Durante o tempo de missões foram disponibilizados materiais ilustrativos, livros e lembranças aos que participaram da evangelização.

Data de publicação: 14/06/2011

Compartilhe!