O Secretario Municipal de Saúde de Doutor Ricardo Adagir Antonio Pellegrini, esteve participando do 23º Seminário de Municipalização da Saúde nos dias 14 a 16 de junho em Bento Gonçalves. O objetivo principal do evento é o debate com os municípios quanto ao desafio da Estruturação das Redes de Saúde ordenadas a partir do fortalecimento da Atenção Básica.

O 23º Seminário conta com a participação de todos os secretários municipais de saúde e as representações regionais da ASSEDISA no debate das necessidades atuais da política pública de saúde e a busca de soluções para os problemas na Atenção Básica, através da realização de oficinas.

Este ano, a temática de destaque foi “A construção das redes do SUS a partir da Atenção Básica, com enfoque nas realidades regionais”. Entre outros temas, a síntese defende a Atenção Básica como norteadora de redes de cuidado; o reforço à regionalização da média e alta complexidade em todas as redes de atenção; a participação ativa do gestor local, dos Colegiados de Gestão Regional (Cogeres) e do Controle Social no processo da contratualização de serviços; a revisão, avaliação e monitoramento de todos os contratos com os prestadores de serviços e o redesenho da regulação estadual dos leitos de UTI adulto e neonatal de forma macro regional.

Conforme o Secretário Adagir Antonio Pellegrini, o evento foi pautado pela necessidade da garantia das referências para média e alta complexidade, gargalo importante na resolução da saúde pública. “O debate também serviu para ampliar o conhecimento da regionalização dos serviços no Estado, bem como as responsabilidades de cada ente federado quanto ao encaminhamento dos pacientes e serviços disponíveis, tendo em vista a iminente responsabilidade dos Municípios em assumirem o pacto pela saúde que é a gestão plena do SUS”, complementa o secretário.

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 21/06/2011