Foi um encontro com o historiador Gino Ferri.

Foi um encontro com o historiador Gino Ferri. Um café da manhã os aguardava com o tempero do clima frio que fazia em Doutor Ricardo. Gino Ferri foi recepcionado pelas secretárias da Assistência Social Catea Rolante e da Educação Daniela Reginatto e pela equipe das mesmas.

Após o café, que foi no antigo “hotel verde”, Catea expressou da alegria e a importância da presença do Gino e de todos os presentes. “Ver vocês aqui com esse frio que se torna gostoso e deixa o ambiente aconchegante é mais um motivo para continuar. Ver essa disposição de vocês é algo que emociona”. E foi nesse ambiente descontraído que a conversa fluiu. Além da conversa, um dos objetivos foi o de aproximar os idosos dos livros e da informática.

Seu Gino, mesmo com a esposa no hospital iniciou a conversa que, com a participação e intervenção com perguntas e curiosidades, as 2 horas passaram muito rápido. Essa foi a sensação. E foi mais uma lição de vida, de experiências vividas. No desenvolver da conversa, seu Gino falou sobre a enfermidade de as esposa, o que emocionou, que “um médico disse que o melhor remédio para a doença de sua esposa é o amor… é o que faço até hoje”, já com 84 anos. “E vou estar com ela até quando Deus quiser”.

O Memorial que organizou também foi assunto. Dentre os vários temas o gemelaggio ganhou importância. Encantado foi o primeiro gemelaggio com uma cidade italiana e quem iniciou foi seu Gino. Como Doutor Ricardo está tratando disse também, disse conhecer Lentiae, cidade que pode vir-a-ser Cidade-Irmã do município e que já fez contatos visando auxiliar no andamento deste projeto.

Após convidar a todos para conhecer o Memorial, conhecer um pouco mais da história de Encantado, município de onde Doutor Ricardo foi emancipado, recebeu como resposta a confirmação. Ficou o compromisso de organizar roteiro e realizar o passeio.

Falando sobre a Itália, não teve dúvidas em dizer que “viver aqui é bem melhor do que lá”, referindo-se a Itália. “Eles vem pra cá e vivem com a realidade daqui. Nós temos emoção e lá é o trabalho. Claro que gostam daqui. Nosso calor humano, a recepção que fazemos é diferente”.  Nesse momento falou um pouco da história da imigração, da alimentação, da fome, das necessidades e, que, “com trabalho e oração, se organizaram e venceram. Hoje são comunidades, são municípios prósperos e que oportunizam crescimento e perseveram com determinação”.

Após a conversa, seu Gino acompanhou na visita a biblioteca Erico Verissimo e o Telecentro. Já se percebia vários idosos retirando livros, alguns já querendo iniciar a lidar com o computador. A alegria era contagiante e um novo encontro já foi solicitado.

No agradecimento final, as secretárias entregaram um mimo com produtos de Doutor Ricardo e de mãos dadas fizeram uma oração de agradecimento.

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 29/06/2011