O 2º Fórum Municipal Estudantil, que aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto em Doutor Ricardo foi mais uma oportunidade de transmitir e ampliar conhecimentos voltados a futuras decisões quanto às futuras profissões.

O 2º Fórum Municipal Estudantil, que aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto em Doutor Ricardo foi mais uma oportunidade de transmitir e ampliar conhecimentos voltados a futuras decisões quanto às futuras profissões.

No dia 18 de agosto, a partir às 19h no auditório da Prefeitura Municipal, o público foram os estudantes do ensino médio. Entre os profissionais que deixaram mensagens estavam a Dra Juliane Pereira Lopes – Juíza da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Encantado, Dra Karina Mariotti – Promotora de Justiça da Comarca de Encantado, Dr. Sebastião Lopes da Silveira – Advogado, as arquitetas Ana Carina Leqnhardt e Camila Mirapalhete, A Major Nádia Rodrigues Gehardt – Comandante do 40 Batalhão da Polícia Militar de Estrela, o Capitão Ricardo Accioly – Comandane do Corpo de Bombeiros, as turismólogas da Amturvales Lizeli Bergamaschi e Samanta Chiesa, o psicólogo Daniel Cadore, a bióloga Silvia Laste e o agricultor Francisco Zanella. A 3ª Coordenadoria de Educação esteve representada por Rosemari Bolsi e Tania Tobini.

Cada painelista comentou da sua profissão com seus desafios, oportunidades de crescimento, dificuldades, tempo de formação e o desenvolver do trabalho com seus desafios diários.

A principal mensagem aos estudantes foi de sempre acreditar, de escutar a consciência, seguir a intuição, buscar conhecimento, praticar a leitura. Também que os desafios se mostram a cada dia e não se pode fugir deles, independente do tamanho, que é preciso acreditar no potencial. A família também foi destaque especial nas considerações dos profissionais.

Na manhã do dia 19, sexta-feira, quem coordenou as atividades foi à professora Alice Teresinha Theis, Coordenadora da SMEC Venâncio Aires e Professora da Faculdade Dom Alberto, para os Estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental.

Ainda pela tarde, num segundo momento, foram os Estudantes das Séries Iniciais (2º, 3º, 4º e 5º ano) e após os estudantes do 1º Ano Ensino Fundamental e Estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil. As atividades da tarde contaram com a coordenação da professora Elisete Mallmann, Especialista em Arte-educadora.

Seguem alguns depoimentos sobre o fórum :

Para o  Prefeito Nilton Rolante  “o fórum é mais uma oportunidade de apresentar caminhos que possibilitem escolhas saudáveis na formação e na busca da futura profissão. É importante que vocês, alunos, participem de atividades como estas. A vida acontece aqui e procurem decidir sempre pelo caminho que faça bem a vida, escutem a família. Nem sempre os caminhos fáceis são os que fazem bem. A escolha profissional é um processo em permanente construção, seguido por conflitos, ansiedades e angústias, influenciado por diversos fatores internos e externos. Compreender esta dinâmica poderá ajudá-los a lidar melhor com os eventuais impasses, dúvidas e indecisões. Contem sempre com a Administração, pois somos parceiros e queremos construir soluções junto com vocês”.

Daniela Weber Reginatto, Sec. de Educação e Cultura , acredita que “o 2º Fórum Estudantil “VALORIZANDO O ESTUDANTE RICARDENSE” superou as expectativas. Durante o Fórum, nossos alunos refletiram sobre seu futuro profissional sobre a vivência de valores, sobre os direitos e deveres do estudante, sobre o papel da Escola. Agradeço as pessoas que se dedicaram para organizar este evento. O Fórum foi mais uma atividade em parceria com as escolas que visa proporcionar um ensino de qualidade, buscando a formação de cidadãos conscientes de seu papel na construção ou transformação da sociedade”.

 

psicopedagoga Rose Tolio  considera “importante que a escolha da profissão seja bem orientada e bem pensada. Afinal, a realização profissional é um dos elementos mais importantes para a realização pessoal e a felicidade de uma pessoa. Por isso, ao escolher uma profissão, deve-se levar o jovem a um amadurecimento para uma boa e segura escolha profissional. O trabalho realizado objetivou ampliar o leque de opções e aprofundar sobre as profissões que os alunos demonstraram ter interesse, levando o jovem a conseguir discernir sobre as profissões onde ele próprio possa encontrar-se apto para estas escolhas profissionais”.

agricultor Francisco Zanella  parabenizou e relatou a sua experiência do fórum: “gostaria de parabenizar a secretaria municipal de educação de Doutor Ricardo pela organização do 2° Fórum Municipal Estudantil e pelo convite para participar do mesmo. Para mim foi um privilégio poder fazer parte da mesa de debates estando lado a lado com profissionais das mais diversas áreas de trabalho. Pude mostrar aos estudantes coisas boas que vejo  em minha profissão gratificantes e realizadoras como: contato direto com a natureza, produção de alimentos entre outras. Creio que foi de suma importância para os estudantes estes momentos que os fizeram refletirem e, com certeza, os ajudarão para no futuro fazerem suas escolhas”.

professora Alice Teresinha Theis , Coordenadora da SMEC Venâncio Aires e Professora da Faculdade Dom Alberto, falou aos Estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental. Sobre o fórum deixou seu depoimento:  “Parabéns pela iniciativa do Fórum e especialmente pela organização e por tudo que proporcionaram aos alunos. Pensar a formação integral do aluno é pensar propostas diversificadas que ampliem o conhecimento e o enriquecimento pessoal, tanto no contexto escolar como fora dele. Ao proporcionar um Fórum aos estudantes para que reflitam sobre seu futuro profissional e pessoal, seu projeto de vida, seus valores,  seu papel na escola, na comunidade e na sociedade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Doutor Ricardo favorece esta formação e passa uma mensagem clara da importância que os alunos têm para o município”.

 

professora Elisete Mallmann , Especialista em Arte Educadora, realizou atividades com os estudantes das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil falou das oportunidades e vivências que o evento proporcionou.  “Durante a programação do 2º Fórum Estudantil, tive a oportunidade de conhecer a comunidade educativa e as crianças da Escola de Educação Infantil e das Séries Iniciais deste município tão acolhedor, que é Doutor Ricardo. Durante este momento, foram contadas histórias, com o auxílio de diferentes recursos lúdicos, abordando os temas da amizade, dos medos, da perseverança e do respeito às diferenças. Acredito que esta vivência foi muito significativa para todos nós, educadores e crianças, na medida em que, através das histórias contadas, por alguns minutos, fomos transportados para outros mundos, outros tempos e outros jeitos de ser. Gostaria de agradecer a forma carinhosa que fui recebida neste município, assim como parabenizar toda a equipe que valoriza e proporciona o mundo da literatura a todas as pessoas e em especial às crianças.  “A literatura é importante para o desenvolvimento da criatividade e do emocional infantil. Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância como medos, sentimentos de inveja, de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinar infinitos assuntos” (CARUSO, 2003)”.

Para a  professora Vania Maria Cima  “a educação que perpassa a vida do ser humano inicia na família e passa pela escola que faz crescer homens, sonhos, realizações, registra fatos, conta histórias escreve nas linhas imaginárias e transforma manhas em intermináveis auroras de esperança”.

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 22/08/2011

Compartilhe!