As secretarias da Assistência Social e da Saúde realizaram o encerramento anual do projeto Mulher Essência de Vida no dia 29 de novembro, no CRAS, iniciando as 13h30min.

As secretarias da Assistência Social e da Saúde realizaram o encerramento anual do projeto Mulher Essência de Vida no dia 29 de novembro, no CRAS, iniciando as 13h30min. O auditório do CRAS esteve tomado de mulheres que participaram durante o ano da edição do projeto nas suas comunidades.

Os encontros nas comunidades foram sempre muito proveitosos e enriquecedores, valorizando a realidade da mulher e levando informações e atividades práticas. São realizadas atividades físicas, artesanato, roda de conversa, momento de relaxamento com prática de yoga, meditação, envolvendo profissionais das ais diversas áreas: Psicologa, enfermeira do ESF, educadora física, professora de arte, assistente social, ACS, Gestora da assistência social. Cada profissional realiza alguma atividade.

A secretária Catea Rolante coordenou o evento e o ambiente foi de muitas vivências com as palestras e depoimentos. Antes das palestras foi exibida a mensagem Aprendizado da Vida, Willian Shakespeare.

O vice-prefeito Alvimar Lisot, que acompanhou o projeto, elogiou a iniciativa e ressaltou que  “é uma alegria ver que as mulheres de Doutor Ricardo tem algo especial e que faz bem. O ser humano precisa ser sempre valorizado e, em especial como neste projeto, as mulheres. Que bom que temos aqui momentos especiais. Isto é trabalhar pela qualidade de vida!”

A Prof. MD. Daniela Borges, de Santa Cruz do Sul, palestrou sobre  Saúde na Terceira Idade . É Médica de Família e Comunidade, Docente Graduação em Medicina UNISC, Preceptora Residência em Medicina de Família e Comunidade HSC, Preceptora Especialização Saúde da Família UnA-SUS UFPel.

Pelo IMAMA, Instituto da Mama, da Unidade Regional Bento Gonçalves, falou Mari Paezzi sobre  O cuidado da saúde da mama sempre perto de você.  As voluntárias Ilva Gava e Ines Fiorentini relataram a experiência de ter passado pelo câncer de mama e ter vencido. Segundo Ilva, “temos que aprender a viver um dia de cada vez, pensar na saúda da gente, no mínimo com a mesma intensidade que nos preocupamos com os outros, não se pode esquecer da gente , se cuidem, façam uma mamografia por ano depois dos 40 anos de idade”.  Ao final, elas distribuíram uma rosa confeccionada artesanalmente como recordação.

Para a secretária Catea,  “é gratificante chegar ao final do ano com um encontro assim. A vontade é de ficar aqui, pois o ambiente foi dos melhores em um clima que comoveu e fez pensar na vida diária e de como se valoriza o que cada mulher é. Isso contagia. Como é importante ter informação, ter pessoas que se dedicam a vir pra cá e transmitir conhecimento. Externo meu agradecimento aos que acreditaram no projeto, as mulheres que participaram nas comunidades, enfim, a todos os colaboradores. E no ano que vem vamos com mais novidades, pois elas merecem!”

Para a enfermeira Cristiana Sgari, “ conversamos bastante, é um momento de estreitamento de vínculos da comunidade com a equipe e o encontro é aberto a todas as mulheres de todas as idades. Percebemos quase que 100% da participação das mulheres, mesmo com chuva e muito frio eles marcam presença, não falamos de doenças e sim de saúde. Elas mesmas relatam que adoram os encontros. Nós, profissionais envolvidos no projeto percebemos a importância desta atividade e somos um grupo bem sintonizado, por isso as atividades foram enriquecedoras para a equipe e também para a população feminina.”

A doutora Daniela também comentou sobre o projeto.  “Este projeto tem muitos diferenciais em relação aos grupos que estamos acostumados a ver. Inicialmente por que não fala em doença e sim, ressalta a importância da construção de saúde, em seus aspectos mais amplos, como o fato de ter uma ocupação prazerosa, como o artesanato, para cuidar da saúde mental e também as atividades voltadas para a saúde física, além de que, o encontro, por si mesmo, já cuida da saúde social e do convívio. É uma atividade que envolve profissionais com diferentes formações, secretarias diferentes, o que significa outro modo de administração e de gestão e conseguir realizar esse entrosamento é realmente uma façanha. Só posso dizer que todos os que estão envolvidos nessa iniciativa merecem nossa mais profunda admiração, além de meu desejo pessoal de que perdure por muito tempo o sucesso de vocês. Que bom se pudéssemos presenciar sempre, muitas atividades como essa!”

Data de publicação: 01/12/2012