Secretaria da Educação trabalha no planejamento na formação de professores

EDUCAÇÃO COM FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS

Por acreditar que a educação é compromisso de todos e que a formação de seus profissionais deve ser continuada, no dia 14 de janeiro, no auditório da prefeitura municipal, foi realizada uma reunião para analisar, refletir e sinalizar possíveis caminhos para uma proposta pedagógica direcionada para a Educação Infantil e Séries Iniciais das escolas municipais.

“Penso que a educação nos primeiros anos de vida é a grande responsável por transformar as pessoas em seres humanos cada vez mais humanos e preparados para o mundo. E, por isso, que as formações de professores estão sendo criteriosamente planejadas”, acredita a secretária da Educação Eliana Zenere Giacobbo.

A reunião contou com a equipe da secretaria da educação e mais três profissionais:

A professora Elisete Mallmann, doutoranda em educação, destacou a importância da construção de parcerias que estejam comprometidas com uma educação pautada em vivências. Vivências que possam se tornar experiências de aprendizagem, na medida em que estão fundamentadas numa proposta que enfatiza o processo criativo voltado para uma educação sensível e significativa.

Joselia Jantsch Ferla, Mestra em Educação Musical que explanou acerca da importância da música como ferramenta educacional, a qual tira as pessoas da condição passiva, colocando como agentes da construção da própria história e conectando com a essência de ser humano dialogando com o fazer, brincar, descobrir, reinventar a natureza e o meio.

A professora Daiane Horn, Mestra em educação, reforçou a importância da documentação como uma ferramenta para um olhar atento, crítico e reflexivo sobre as práticas do cotidiano escolar.

“Estamos trabalhando na organização de uma educação que possa exercer o seu verdadeiro papel que é educar, não somente na forma de transmissão de conhecimento, mas estimulando o raciocínio e o senso crítico, desenvolvendo um conhecimento mais profundo e significativo, trabalhando mais a colaboração e menos a competição e direcionando para o que realmente importa na vida de cada ser humano”, concluiu a secretária.

Data de publicação: 19/01/2021