O objetivo principal é o reforço dos vínculos familiares

OS LAÇOS AFETIVOS DURANTE AS REFEIÇÕES E OS DIREITOS DA FAMÍLIA

A Assistência Social tem a centralidade da família como núcleo fundamental para efetividade de todas as ações e serviços. Em meio a pandemia, foi necessário criar estratégias criativas para dar a continuidade aos serviços, tendo sempre como objetivo principal o reforço dos vínculos familiares.

Pensando nisso, foi entregue uma atividade às famílias pertencentes ao grupo de PCD´s “Somos Especiais como você” e também ao grupo “Alegria de Colorir” para que realizassem um lanche em família nas suas casas. Sabe-se que as refeições feitas juntas em família são momentos para compartilhar os acontecimentos do dia, contribuindo com a valorização da cumplicidade, da atenção e do afeto que pais, filhos e irmãos nutrem entre si e também de demais membros da família.

O sentimento de pertencer à família traz segurança para todos e é um poderoso remédio contra males como a depressão, a solidão e o isolamento. Refeições diárias com toda a família servem como um lembrete dessa relação de pertencimento e tornam ainda mais forte a união familiar.

Após, foi solicitado às famílias que registrassem através de foto o momento da refeição. Em seguida, foi proposta a leitura dos Direitos da família e também a escolha de um destes

direitos para refletir e gravar um vídeo comentando a respeito do assunto. Imagens e vídeos estão no facebook do Cras: https://www.facebook.com/crasdoutorricardo

“Fortalecer a família é valorizar todos que nela vivem, tornando as pequenas coisas importantes. Cada uma com sua característica, com sua história e com sua vontade de viver melhor. Este serviço ofertado pelo Cras tem essa função de estar próximo e promover a união familiar,” destaca o prefeito Alvaro Giacobbo.

Data de publicação: 02/02/2021

Compartilhe!