Serão adquiridos equipamentos para a futura Casa do Mel

MAIS DE R$26 MIL PARA APICULTURA

Os apicultores de Doutor Ricardo serão beneficiados com R$26.447,69, recurso da Consulta Popular para apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, que o município foi contemplado em 2018. Com o valor serão adquiridos equipamentos para a futura Casa do Mel, como: desoperculadora elétrica para quadros, peneiras/filtros para mel, tanques decantadores de mel – linha flex, mesas planas – linha flex, descristalizador de mel tipo estufa, balde para mel

Segundo o IBGE – Censo Agropecuário, o município conta com 151 propriedades com apicultura, 880 colmeias (hoje somam-se mais de 300) e um total de 5 toneladas de mel comercializados.

Para o prefeito Alvaro Giacobbo, “o município vem incentivando a diversificação de culturas na propriedade e a apicultura é uma excelente escolha, proporcionando para quem consome muitos benefícios à saúde, sendo um alimento que vem do néctar das flores. Estamos adquirindo os equipamentos através do recurso da Consulta Popular e vamos continuar trabalhando para tornar realidade a construção da Casa do Mel em Doutor Ricardo.”

No ano de 2018 aconteceu o curso Capacitação em Apicultura como forma de qualificar as ações em apicultura, um grupo de produtores de Doutor Ricardo participaou de uma série de capacitações sobre o tema. Na ocasião, por meio de atividades teóricas e práticas, com o assistente técnico regional em Apicultura e Meliponicultura da Emater/RS-Ascar Paulo Conrad.

Em 2019 foram adquiridas mais de 300 colmeias pelos produtores de Doutor Ricardo. A colmeia é a casa das abelhas, deve-se usar um tipo comum de colmeia, padronizada com tamanhos e medidas, sendo o padrão adquirido foi a Langstroth ou americana, por apresentar melhores resultados em questão de produtividade.  Já em 2020, em função da Covid-19, não foram realizadas ações coletivas voltadas ao setor.

Neste ano, 2021, o governo do Estado/RS, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), está recebendo os projetos de agricultura (modalidade convênio) eleitos na Consulta Popular em 2018. Ao todo, são 241 projetos, resultando em R$ 12.568.286,24.”

Data de publicação: 27/04/2021