Agentes de saúde e agente comunitário de endemias estão verificando e orientando quando a prevenção do mosquito

CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A Secretaria da Saúde, através de fiscais e das agentes comunitárias de Saúde, está realizando o levantamento de índice rápido para o controle do mosquito aedes aegypti no município de Doutor Ricardo. Este mosquito é o causador da dengue, febre amarela, zika, Chikungunya.

Os fiscais passaram durante os últimos dias e coletaram, em pontos diversos, nove amostras de larvas de mosquito, que foram encaminhadas para a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, onde serão analisadas para verificar se é do mosquito aedes aegypti. Durante este mês de maio, as agentes de Saúde estão realizando orientação nas famílias, verificando pátios, eliminando possíveis criadouros e repassando informações de cuidados sobre o mosquito.

Também, durante este mês de maio, as agentes de saúde estão realizando visitas nas casas para orientação e vistoria, em locais públicos e particulares, em escolas, prefeitura, empresas, secretarias e residencias, com o acompanhamento do agente comunitário de endemias. Com orientação da enfermeira do ESF, será compartilhado um vídeo educativo que informa à população do município sobre a importância da colaboração de toda a comunidade para combater o mosquito transmissor de diversas doenças.

O secretário da Saúde, Zaquiel Roveda, “estamos colhendo amostras para verificação e solicitamos colaboração de todos para evitar a proliferação. A UBS está a disposição para verificar possíveis casos, façam contato preventivo em caso de algum sintoma diferente. Continuem cuidando  e prevenido da vida.”

Para a agente de saúde Katia Andreolli “pedimos a atenção das famílias à suas residências, pois são locais pequenos escondidos e por muitas vezes passam despercebidos e se tornam criadores em potencial de larvas”. A agente de saúde Giane Tomasi enfatiza que a doença é “transmitida por um mosquito do gênero aedes aegypti, a dengue é uma doença viral grave que pode provocar a morte se não tratada, por tanto faça o recolhimento do lixo, todo o tipo de lixo, principalmente aqueles que acumulam, depositam água, onde podem ser o foco e que o mosquito pode se reproduzir, evite a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela proteja a quem você ama.”

Data de publicação: 13/05/2021