Idosos participam de gravações que foram postadas durante o mês do Filó de Doutor Ricardo

RESTATE À CULTURA “DEI NOSTRI ANTENATI”

Maio é o mês do filó na “Terra do Filó”. Entre as inovações do 16º Filó de Doutor Ricardo, esteve o Resgate à cultura “Dei nostri Antenati”, projeto coordenado pela equipe do CRAS, que retratou em cada dia do mês, através de vídeos diários, histórias que são preservada pelos descendentes e mantidas pelas famílias de origem italiana, que hoje, juntamente com outras etnias, formam o município de Doutor Ricardo.

O projeto demandou tempo, estudos e muita persistência da equipe que buscou informações e as famílias que aceitassem participar do projeto, realizar as gravações que, após editadas, foram disponibilizadas no facebook.

“Em nome da equipe do CRAS, quero agradecer a todas as pessoas a todas as famílias que ajudaram e colaboraram para que, nesses últimos 3 meses, fosse produzido algo que retratasse essa a tradição e cultura italiana no nosso município. Esse projeto ajudou a resgatar parte do que os nossos colonizadores vivenciaram quando iniciaram a imigração e quando iniciaram a colonização destas terras”.

Muito trabalho foi feito e divulgado com este projeto. Sabemos que boa parte da história dos imigrantes está perdida e boa parte conseguimos registrar e vivenciar com as famílias, com a preparação e produção dos vídeos. Dá para se ter uma ideia do que essas pessoas sofreram e trabalharam para este município estar como está hoje.

Quero agradecer a equipe do CRAS que trabalhou dias, noites, finais de semana, feriados para que esse projeto fosse concretizado. Essa é uma história que vai ficar para as futuras gerações para saberem pelo menos uma partezinha do que nossos imigrantes fizeram com tanto engajamento e sofrimento. Até a língua foi proibida durante a 2ª guerra mundial e parte do período da ditadura militar.

Dá pra imaginar uma parte do sofrimento dessa gente, e por isso nossa homenagem é para os imigrantes. Nosso agradecimento também é para os imigrantes e para as pessoas que mantém vivas essa tradição, essa cultura, e mesmo com tanto sofrimento e tortura, arregaçaram as mangas, trabalharam e venceram. Nosso desejo é que essa vontade de fazer, de trabalhar e construir seja mantida viva pelas próximas gerações”, comenta Eliana Zenere Giacobbo, secretária da Educação e da Assistência Social.

Data de publicação: 01/06/2021